3 formas de trabalhar em um escritório compartilhado

3 formas de trabalhar em um escritório compartilhado
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Atualmente, é comum ver pessoas trabalhando em escritórios compartilhados. Chamados de co-working, executive office ou home office compartilhado, tais locações oferecem uma infraestrutura bastante eficiente para quem realiza atividades empreendedoras, mas não tem uma sede própria para tornar a atividade mais organizada e profissional.  Se você ainda não conhece essas modalidades, veja agora 3 formas de trabalhar em um escritório compartilhado! Leia e saiba mais!

Co-working

Utilizado principalmente por profissionais autônomos e por empresas que acabaram de surgir no mercado, o co-working é um ambiente que possui uma estrutura de escritório mínima para que seus integrantes desenvolvam suas atividades de maneira profissional.

Dentre as vantagens dele estão a de oferecer salas de reuniões, linhas telefônicas, acesso à internet, computadores, etc., a preços muito mais atrativos do que os que seriam praticados caso fosse montado um escritório particular. Há também o benefício da troca de conhecimentos entre os integrantes. Como as áreas são diversas, é possível ter acesso a informações múltiplas sobre segmentos de mercado distintos, fato este que colabora significativamente para a inovação.

Já entre as desvantagens, podemos citar a informalidade do ambiente, que pode atrapalhar os presentes, quando há a necessidade de concentração ou de um pouco de privacidade. Outro ponto negativo é que, como os co-workings normalmente estão localizados em áreas centrais, não há estacionamento disponível, muito menos a possibilidade de parar o carro na rua. Com isso, o valores desembolsado com estacionamentos privados é grande.

Executive office

Os executive offices são escritórios compartilhados que possuem uma estrutura mais completa para o exercício das atividades profissionais. Diferentemente dos co-workings, eles contam com recepcionista, gerenciamento de correspondência, sistema de segurança, suporte administrativo e operacional, relatórios de utilização dos espaços e serviços contratados (ótimo para comparativos econômicos com ambientes privados).

coworking em BH

Estes espaços são propícios ao networking, salas decoradas com o objetivo de trazer maior credibilidade ao negócio, dentre outras vantagens. Isso, sem falar nos preços, que são muito mais atrativos se comparados à mesma estrutura em um local particular.

Sobre a desvantagem de um executive office está a de que, mesmo que a estrutura seja mais formal se comparada a de outros escritórios compartilhados, ainda assim pode surgir certo preconceito por parte de clientes mais tradicionais que, em seus entendimentos, acreditam que quando a empresa tem uma estrutura própria ela é mais “séria”, mais profissional. Obviamente, esse é um imaginário que pode ser desconstruído, mas até que isso aconteça, poderão surgir dificuldades iniciais de aceitação.

Home office compartilhado

O home office compartilhado tem a mesma lógica de um trabalho desenvolvido em casa por apenas uma pessoa. Porém, como o próprio nome sugere, nesse tipo de ambiente familiar dois ou mais profissionais trabalham próximos. As vantagens são a flexibilidade de horários (até mesmo maior do que a de escritórios compartilhados), proximidade dos filhos, pais, irmãos e demais parentes, redução de custos, autogerenciamento, etc.

Como desvantagens têm-se a perda da privacidade profissional, a dificuldade de entendimento dos que residem no mesmo local quanto aos horários de trabalho, sobrecarga, isolamento social, falta de vivências gerenciais e até mesmo dificuldade de convivência com quem trabalha junto.

Agora que você conheceu um pouco sobre as vantagens e as desvantagens de trabalhar nestes 3 modelos de escritórios compartilhados, conte para a gente qual deles combinaria mais com seu perfil profissional. Deixe-nos um comentário e compartilhe sua opinião sobre esse sistema!

 
escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This