6 dicas para economizar na crise

6 dicas para economizar na crise
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Em momentos de crise, como o que vivemos atualmente, nada mais saudável do que pensar em formas de economizar. É preciso manter a organização das finanças da empresa, planejar bem os gastos e fazer com que o fluxo de caixa de seu empreendimento não seja comprometido. Como colocar isso em prática? Confira nossas dicas sobre como economizar na crise:

Mais consciência de economia na empresa

Uma das principais formas de economizar na crise é por meio de uma cultura de economia em sua empresa. A sustentabilidade do negócio e das finanças deve estar presente nos mais diferentes departamentos e aspectos da empresa. Compartilhe com seus colaboradores as preocupações com redução de gastos, estabeleça metas de economia em cada área do negócio e reforce a necessidade de enxugar custos até nas tarefas mais cotidianas (cópias, diligências bancárias, materiais de escritório, etc.).

Salas compartilhadas para economizar na crise

Você já levantou todos os gastos fixos de operação de sua empresa? Para empreendimentos menores, é importante comparar esses custos com outros modelos de organização profissional, como a prestação de serviços em salas compartilhadas. Muitas vezes, os gastos nesses ambientes são consideravelmente menores, porque dividem-se custos e não é necessário investir em mobiliário e outros bens de maior valor.

Gastos estratégicos e planejados

Planeje seus gastos. Não tome empréstimos, nem realize investimentos sem antes traçar um plano de negócios adequado aos tempos de crise e que leve em consideração a diminuição da demanda no mercado. É preciso saber exatamente com quanto dinheiro você pode contar ao final do mês para só então se comprometer a novos gastos e investimentos.

coworking em BH

Meios facilitados de pagamento e cobranças pendentes

Para garantir a solvência de sua empresa e a saúde de seu fluxo de caixa mesmo em momentos de crise, é imprescindível que você tenha implementado um bom sistema de cobranças em sua empresa. Como isso funciona na prática? Primeiramente, facilite as formas de pagamento por seus serviço, disponibilizando pagamentos por meio de boleto (inclusive enviado por e-mail, ou emitidos no site da empresa), cartão e transferência bancária. Além disso, não deixe de realizar devidamente as cobranças de clientes inadimplentes. Isso pode representar maior regularidade e previsibilidade para seu fluxo de caixa.

Renegociação de dívidas e contratos

Não tem conseguido arcar com seus compromissos financeiros? Os contratos firmados antes da crise estão onerando demais sua empresa, a ponto de suas finanças serem prejudicadas? Experimente renegociar dívidas e contratos! Acredite, seus credores têm todo o interesse em continuar recebendo seus pagamentos, principalmente durante a crise. Justamente por compreenderem as fragilidades do mercado econômico atual, seus credores estarão mais dispostos a renegociar contratos e flexibilizar os pagamentos dessas dívidas.

Otimização da produtividade de seus colaboradores

Além de todas essas medidas, sua empresa também precisa aumentar a produtividade. Isso significa produzir mais e melhor, em menor tempo. Como colocar isso em prática? Comece pela redução de burocracias internas, facilitando os processos de pedidos, de prestação de serviços e de pagamento no âmbito da empresa. Além disso, estimule a produtividade de seus colaboradores, orientando-os a não acessar redes sociais durante o expediente, além de estabelecer incentivos (benefícios, prêmios, promoções, etc.) àqueles que baterem metas de venda e produção.

O que achou de nossas dicas? Sua empresa está preparada para economizar na crise? Compartilhe aqui nos comentários suas opiniões e perguntas! Participe!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This