3 motivos para investir agora em um planejamento a longo prazo

3 motivos para investir agora em um planejamento a longo prazo
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Quem nunca fez planos? Assim como acontece em nossa vida pessoal, quando programamos uma compra, uma viagem para as férias ou mesmo uma visita àquela tia no final de semana, a empresa também precisa olhar além do momento presente. É o planejamento a longo prazo que permite realizar ações hoje que poderão impactar os resultados futuros.

Antes de mais nada, é importante que as metas do negócio estejam claras, afinal, como chegar onde quer que seja, se não se sabe em que direção caminhar? A partir dessa clareza de objetivos é que a tomada de decisões acertadas em direção a eles se torna possível. É por isso que podemos dizer que planejar a longo prazo é sinônimo de “enxergar mais longe”.

Se você ainda não conta com esse planejamento em sua empresa, continue lendo e descubra 3 motivos para torná-lo parte da sua rotina. 

1. Entender o mercado permite adequar-se à ele

Para se manter operante e em constante desenvolvimento em um mercado altamente competitivo, é necessário ter “jogo de cintura”. Antes de decidir de que forma investir, é importante pensar nas diversas possibilidades do mercado e na real situação da empresa. Ser surpreendido por despesas que estavam fora do previsto é algo que pode acontecer, mas o planejamento a longo prazo ajuda a atenuar essa possibilidade.

Além disso, entenda que o mercado e suas tendências mudam o tempo todo. Estar ciente de tais transformações e acompanhá-las é a chave para tomar medidas que tragam lucratividade não somente no presente, mas também no futuro.

coworking em BH

2. Saber quais são as qualidades da empresa significa aprimorá-las

De que forma você vê a sua empresa daqui a 5 anos? Qual faturamento gostaria que ela tivesse? Qual o peso que ela exerce no mercado em que atua? Para dimensionar tais questões, é importante definir bem a missão, a visão e os valores da sua organização. Entender quem é seu público e de que forma você pode impactar na vida dele funciona como um grande motivador.

Para começar a projetar a imagem da sua empresa no futuro, é importante conhecer exatamente quais são seus pontos fortes, quais as lacunas e os pontos que podem ser melhorados, as oportunidades que podem surgir no contexto em que ela atua e as possíveis ameaças internas e externas que rondam o seu desenvolvimento.

3. Tomar decisões baseando-se em fatos traz maior nível de acerto

Tomar decisões é algo que faz parte do dia a dia de toda empresa. Líderes e gestores estão o tempo todo escolhendo caminhos e estratégias, sendo elas de maior ou menor importância. O planejamento estratégico torna possível tomar essas decisões baseando-se em informações prévias e fatos concretos. 

Dessa forma, as chances de acerto se tornam maiores, devido a uma visão mais ampla sobre as possibilidades para o futuro. Ações colocadas em prática sem planejamento têm grandes chances de não surtirem os efeitos esperados, trazendo prejuízos à companhia ou mesmo retardando as possibilidades de crescimento. 

Como se pode ver, um bom planejamento a longo prazo é aquele que se baseia em estudos e análises. É importante pensar em metas de crescimento, sem permitir que elas o façam viver “fora da realidade” ou tentar implementar ações que estejam acima de suas possibilidades.

Se este post foi útil para você, leia também sobre como fazer uma gestão financeira eficiente para o seu negócio!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This