Qual a importância do posicionamento de mercado? Saiba aqui!

Qual a importância do posicionamento de mercado? Saiba aqui!
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Você já ouviu falar de marcas top of mind? Essa expressão significa que elas aparecem em primeiro lugar na mente do público-alvo de algum segmento. Para que um negócio consiga alcançar esse posto, uma estratégia de posicionamento de mercado é fundamental.

Neste artigo, queremos compartilhar com você o que é esse posicionamento e como ele pode ser estruturado de forma adequada para que o seu empreendimento pessoal seja lembrado de maneira positiva na sociedade.

Continue a leitura e descubra nossas dicas para construir uma imagem sólida para sua marca. Vamos mostrar as vantagens de se posicionar e quais são os principais caminhos para fazer isso de maneira eficiente. Acompanhe!

O que é posicionamento de mercado e qual sua importância?

Frases como “quem não é visto, não é lembrado” se tornaram comuns no universo do marketing. No entanto, uma marca pode e deve escolher de que forma quer ser lembrada pelo público.

O posicionamento de marca trata justamente de estudar de quais maneiras seu negócio vai se mostrar ao público. Dessa forma, é possível conduzir o pensamento dos clientes para que eles vejam você da maneira desejada.

Por exemplo, você pretende que as pessoas vejam sua marca pessoal como a que tem mais conhecimento no ramo de atuação? Ou a que oferece preços mais acessíveis? Ou mesmo a que tem melhor qualidade no serviço? Seja escolhendo uma ou todas essas alternativas, a verdade é que há um trabalho de posicionamento a ser feito.

Quando uma empresa não reconhece a importância desse tipo de iniciativa, sua imagem acaba sendo moldada de forma equivocada pela sociedade. Esse descuido impede a atração do público desejado, impossibilita um destaque no nicho de atuação e atrasa o crescimento do negócio.

Quais são as vantagens do posicionamento de mercado?

Trabalhar o posicionamento de mercado pode ser um verdadeiro diferencial competitivo para um empreendedor individual, afinal, é preciso driblar a concorrência de forma eficiente e garantir resultados a longo prazo. Separamos abaixo alguns benefícios de investir nesse tipo de estratégia. Veja só!

Caracteriza e diferencia sua empresa

Vivemos um momento em que há cada vez mais marcas pessoais e mais meios de comunicação sendo usados para propagar e fortalecer negócios. Com isso, o público acaba tendo acesso a inúmeras opções de consumo e passa a ser mais exigente antes de fechar um negócio.

Para conseguir manter sua empresa competitiva e crescendo, é essencial mostrar os diferenciais do seu trabalho e quais são as características que podem chamar a atenção do seu nicho de mercado.

No entanto, só é possível conseguir fazer isso de forma eficiente com um mapeamento aprofundado do que seu público procura, do que a concorrência está oferecendo e das possibilidades para seu posicionamento ideal.

Cria uma reputação

Definindo seu posicionamento de mercado, você consegue cultivar uma reputação sólida em seu segmento. Ao traçar a estratégia, você vai perceber a necessidade de transmitir os conhecimentos que tem ao público. Com isso, as pessoas vão notar que você é referência no setor.

À medida que mais consumidores forem atraídos ao seu negócio e se tornarem satisfeitos com o serviço prestado, mais consolidada será a reputação da sua marca. A tendência é que haja um marketing orgânico, que passe por recomendações e favoreça ainda mais sua atração de leads qualificados.

Melhora a comunicação com os clientes

Marcas que têm algum sucesso sem um posicionamento de mercado adequado vivem em constante instabilidade. Afinal, os clientes acabam sem saber o que a empresa realmente pensa e deseja. Quando algum ruído de comunicação aparece, é comum que parte do público se direcione para outra marca.

Entretanto, quando há uma identidade traçada e divulgada desde o início, a comunicação com o consumidor é transparente. A empresa sabe o que seu público deseja e o público sabe o que a marca pode e deseja oferecer. Com isso, há um estreitamento do relacionamento, proporcionando muito mais chances de fidelização de clientes.

Como melhorar seu posicionamento de mercado?

Saber a importância do posicionamento de mercado do seu negócio é apenas o começo. O mais difícil é entender como melhorar esse posicionamento, ainda mais em um ambiente tão complexo quanto o mercado atual.

Para facilitar um pouco o seu direcionamento, trouxemos aqui algumas dicas que vão te ajudar. Confira.

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Construa um bom relacionamento com o público

O primeiro passo para ter uma imagem positiva diante do público é saber como se relacionar com ele. Isso inclui desde a forma como você faz o primeiro atendimento até o momento de entregar o produto e garantir que ele foi satisfatório. Coisas simples, como entrar em contato para saber se há algum problema com o serviço e pedir feedback para se aprimorar são bons fundamentos para essa relação.

Torne-se uma autoridade em sua área

Seja você um empreendedor individual ou dono de empresa, a melhor forma de conquistar a confiança do público é demonstrar que você sabe o que faz e entrega bons resultados. Se você tira todas as dúvidas do público com rapidez e possui várias credenciais comprovando seus estudos e conhecimento, então será bem mais fácil chamar a atenção de novos leads e construir uma reputação positiva para seu negócio.

Entenda e antecipe as mudanças de mercado

Em muitos casos, o empreendedor de maior sucesso não é aquele que investe mais, mas sim aquele que investe em seu negócio de forma mais inteligente. Se você observar bem seu público, então pode ser que encontre mais novas demandas se formando. Com base nesse conhecimento, é possível preparar a sua empresa para atender a essa nova demanda, garantindo que seu negócio aproveite ao máximo essa nova tendência de mercado.

Como desenvolver seu diferencial?

Quer transformar sua marca em top of mind por meio do posicionamento de mercado? Existem alguns caminhos que vão facilitar seu trabalho nesse sentido. Veja algumas dicas que selecionamos.

Evite cópias

Autenticidade é uma das melhores qualidades para uma marca que quer ter um posicionamento estratégico no mercado. É fundamental entender os grandes diferenciais do seu negócio e apostar neles para cativar o público.

Mesmo que casos de sucesso do seu segmento possam ser inspiradores, é necessário perceber como inovar e preencher lacunas específicas no seu nicho.

Conheça sua empresa e público-alvo

Outro fator que vai influenciar no posicionamento é a compreensão que o empreendedor tem de seu próprio negócio e do público que quer alcançar. Por isso, o mapeamento de mercado é tão importante, já que, sem ele, a construção de uma identidade é feita às cegas e pode ter um resultado negativo.

Por exemplo, é impossível se mostrar como a marca mais acessível financeiramente sem antes fazer um estudo completo dos preços praticados na concorrência. Da mesma forma, para vender especialização em uma área de conhecimento, é essencial mostrar ao público as capacitações que você tem e que vão corroborar isso.

Agregue valor ao seu produto

Sabemos que, em alguns segmentos, se torna extremamente desafiador ganhar destaque e se posicionar como marca top of mind. Isso acontece por razões como mercado saturado ou empresas muito consagradas na área.

Nesses casos, sua estratégia precisa agregar valor ao que é oferecido pela sua marca, atraindo um público que busca um “algo a mais” na hora de investir recursos. A qualidade do atendimento e do relacionamento com os clientes é um grande diferencial. Outro exemplo é o oferecimento de vantagens atreladas ao produto principal.

Como o coworking ajuda no posicionamento?

O coworking é um modelo que tem ganhado bastante força nos últimos anos. Em vez de montar o próprio escritório, o empreendedor aluga um espaço compartilhado, com menor custo de investimento inicial.

É uma ótima alternativa para construir seu posicionamento de mercado, especialmente para profissionais autônomos. Algumas das vantagens oferecidas são as listadas abaixo. Confira.

Ter um endereço comercial

Para qualquer empreendedor, ter um endereço comercial é um passo importante para negociar com clientes. Receber alguém em uma sala de reunião adequada em vez de um local público já ajuda bastante a melhorar a credibilidade de sua marca, além de ser algo útil para fins de fiscalização. Se o espaço de coworking for bem-localizado, ele também será de mais fácil acesso para você e para o público.

Infraestrutura para mais atividades

Além do espaço em si, o coworking também inclui outros recursos necessários, como uma conexão de internet de alta velocidade, espaços para reuniões e palestras, etc. Alguns também têm estúdios e salas de convenção bem amplas. Com esse investimento, você ganha acesso mais fácil a essa infraestrutura para promover sua marca.

Espaço que promove a criatividade

Um benefício secundário dos espaços de coworking é a maior proximidade com vários outros profissionais e grupos, tanto da mesma área quanto de áreas distintas. Isso faz com que o ambiente seja ideal para promover a criatividade e formar novos contatos. Duas coisas muito importantes para o posicionamento de mercado.

Esperamos que este conteúdo ajude você a tornar a sua marca pessoal lembrada de maneira alinhada com o que você deseja. O posicionamento de mercado é um dos principais caminhos para estabelecer uma identidade sólida frente ao público e fomentar um crescimento saudável para o seu negócio.

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