Nesta década, o percentual de brasileiros que acessam a internet subiu em média 3,3% ao ano, alcançando 134 milhões de pessoas, segundo estudo divulgado pela EBC. Então, chegou o momento de pensar a sua presença digital e aproveitar as mudanças de perfil do consumidor nacional.
Os dados mostram a importância de usar as mídias digitais para construir relacionamentos e comunicar-se com o seu público. A participação dos usuários ocorre nas mais variadas mídias, como aplicativos de mensagens (92%), redes sociais (76%), e-mail (58%) e compras online (39%). Além disso, há excelente cenário para atrair alunos qualificados para o conteúdo das suas aulas e palestras.
Por isso mesmo a presença digital se tornou parte essencial da construção de uma marca. Logo abaixo, reunimos os motivos para investir em estratégias nessa área e usar a internet como um meio para alavancar o seu negócio. Não deixe de conferir!
O que é presença digital?
Presença digital não é apenas montar uma página nas redes sociais ou site. Nesse modelo, o alvo é construir relacionamentos, comunicar-se com o público e gerar autoridade nos assuntos em que você pretende ministrar suas aulas. Assim, os atributos positivos farão parte dos sentidos e significados associados ao seu negócio.
Perceba que, ainda que você atue sozinho, existe uma marca que pode ganhar corpo. Ao criar uma imagem e reputação positivas perante os potenciais contratantes, principalmente ligada à autoridade nas disciplinas das palestras ou aulas, é mais fácil ganhar a confiança das pessoas, fortalecer o nome no mercado e gerar clientes qualificados para o empreendimento.
Logicamente, o sucesso depende de um uso estratégico das mídias digitais. É preciso chamar a atenção e gradativamente mostrar por que a solução do seu negócio é capaz de satisfazer os desejos e os necessidades dos potenciais contratantes, inclusive, os motivos de ela superar outras ofertas disponíveis no mercado.
Como fortalecer a presença digital e atrair clientes qualificados?
O processo começa com o entendimento do perfil do consumidor digital. Normalmente, as pessoas não entram na internet para pesquisar promoções, ofertas, produtos e serviços a todo momento. Em vez disso, elas procuram conteúdos informativos, usam as redes para construir relacionamentos e divertem-se com as ferramentas online.
Tenha um conteúdo relevante
Uma estratégia para conquistar a atenção e a confiança desses consumidores é produzir um conteúdo que resolva problemas e esteja alinhado com as necessidades do público. Explicar conceitos da área, gravar aulas gratuitas, publicar textos informativos, tirar dúvidas, resolver questões de prova, oferecer dicas e soluções práticas. Há inúmeros exemplos do que pode ser bem recebido pelos potenciais alunos.
Conheça o público-alvo
Também é importante que, antes de pensar no conteúdo, o profissional entenda quem é o público das aulas ou palestras oferecidas. Isso determinará todas as partes do projeto, como a linguagem, os assuntos e as ferramentas digitais utilizadas na sua estratégia.
Faça um bom uso das ferramentas digitais
O estudo específico sobre as mídias utilizadas é outro fazer relevante para ter uma boa presença digital. Em geral, redes sociais, blogs, aplicativos de mensagens e demais canais de comunicação seguem regras diferentes sobre como fazer o conteúdo chegar às pessoas e ter engajamento do público.
Estabeleça um bom relacionamento com os potenciais clientes
Por fim, adote uma postura proativa no relacionamento com o público das suas páginas. Além de dominar as ferramentas de interação, como caixas para envio de perguntas, comentários, testes online etc., aproveite as oportunidades de interação para estar mais próximo das pessoas, como mensagens enviadas, depoimentos de alunos e menções ao perfil.
Para ter resultados mais efetivos, é importante estudar as ferramentas de Marketing Digital. Com elas, você dominará os métodos para tornar a presença digital mais relevante e desenvolver a marca em termos de autoridade e confiança junto aos potenciais clientes.
Além disso, o marketing ajudará você a conduzir esse público, dos primeiros contatos até o momento de fechar uma compra.
Com essas medidas, a presença digital será parte relevante da aquisição de clientes pelo seu negócio e potencializará as vendas. Aliás, ela pode, até mesmo, criar novas oportunidades, como desenvolver cursos e produtos online.
Se o conteúdo gerou valor para você, siga a Synergyco no Facebook, Instagram e LinkedIn para não perder as futuras publicações!