Quem não quer melhorar a produtividade da sua equipe? Embora esse seja um objetivo comum, nem todos sabem como alcançá-lo, porque não se trata de algo que acontece automaticamente. É necessário tomar algumas medidas e adotar certas estratégias no dia a dia a fim de manter as pessoas satisfeitas e motivadas. É nas pequenas atitudes que pode estar a diferença.
Lembre-se de que a qualidade de vida no trabalho faz toda a diferença quando pensamos em desenvolvimento. Assim, cuidar dos seus recursos humanos é uma forma inteligente de gestão, mais eficiente do que simplesmente pressionar as suas equipes por resultados. É por isso que o segredo para o crescimento que você deseja está nos detalhes da rotina da sua empresa.
Quer cinco dicas para melhorar a produtividade das suas equipes? Continue lendo!
1. Motive os funcionários
Uma equipe motivada faz toda a diferença. Por isso, é importante estar atento às sutilezas que levam a esse efeito. Uma boa ideia é oferecer premiações para os colaboradores que se destacarem. Só tome cuidado para que o nível de competitividade no ambiente de trabalho não ultrapasse os limites saudáveis. Além disso, nunca deixe de compartilhar com eles as conquistas e inovações da empresa. Garanta que todos se sintam parte disso tudo.
2. Ofereça uma boa estrutura
O ambiente físico de trabalho também influencia a produtividade. Como cobrar agilidade, por exemplo, se o computador do colaborador está lento e trava toda hora? Cadeiras quebradas, ambientes quentes ou frios demais e falta de organização são fatores que fazem com que as pessoas gastem mais tempo que o necessário para desempenhar as suas tarefas.
3. Use ferramentas de apoio
A tecnologia e as inovações do mundo corporativo podem ajudar você a alcançar níveis mais altos de produtividade. Só é preciso estar atento a elas e ver em quais aspectos se encaixam no seu modelo de trabalho. Assim, contar com softwares de gestão voltados para a sua área, ou, até mesmo, escolher um escritório compartilhado em vez de manter uma sede para a sua empresa são atitudes que contribuem para atingir esse objetivo.
4. Gerencie o tempo
Controle o tempo de elaboração de cada tarefa sem apenas cobrar as equipes. Muitas vezes, o que você julga ser um atraso é resultado da sobrecarga de colaboradores ou erros no fluxo de trabalho. Essas questões podem ser solucionadas de maneira relativamente simples. Mas, antes de mais nada, é necessário saber identificá-las e reconhecê-las.
5. Estabeleça pequenas metas
Estabelecer somente uma meta a longo prazo pode fazer com que os colaboradores tenham sempre a sensação de estar muito longe de alcançá-la. Desse modo, procure determinar pequenas metas ao longo do caminho e leve cada conquista ao conhecimento de todos. Tenha atenção para que elas sejam realmente possíveis e necessárias.
6. Dê feedback
Para melhorar a produtividade da equipe, o feedback também é fundamental. Saber falar com os seus colaboradores sobre as falhas deles sem desmotivá-los é um grande desafio. Tente sempre apontar o que pode ser melhorado, oferecendo meios para isso. Assim, além da produtividade, você ganhará a confiança e a admiração da sua equipe.
Como você pode ver, uma mudança na visão do ambiente de trabalho ajuda a melhorar a produtividade e pode surgir a partir de pequenas atitudes da rotina profissional. Garanta que os seus colaboradores se sintam importantes e reconhecidos. Desse modo, o retorno virá sob a forma de um trabalho de qualidade. Além disso, o intercâmbio de ideias enriquece o rol de soluções para a sua empresa.
Se este artigo foi útil para você, não deixe de ler também este sobre como a estrutura de trabalho pode prejudicar a produtividade.