Já faz alguns anos que o mercado tem priorizado a flexibilidade e a inovação ao invés da manutenção de uma rotina rígida. Com novas demandas surgindo a todo momento, cada empreendedor precisa se dedicar para maximizar sua rentabilidade. E um recurso que pode ajudar com isso é adotar um escritório flexível.
Esses escritórios são um modelo mais recente, se apoiando principalmente no conceito de “everywhere office” (escritório em qualquer lugar). Trata-se de um espaço de trabalho que não é fixo, sendo usado em maior ou menor escala de acordo com a necessidade. Pode ser que você use o local alguns dias da semana para certos propósitos e passe o resto em home Office, por exemplo.
Para muitos empreendedores e negócios modernos, esse pode ser um excelente investimento para melhorar suas vendas e a rentabilidade geral do seu trabalho. Confira aqui alguns dos principais benefícios do escritório flexível.
1. Possibilidade de trabalhar onde for melhor no momento
Para atender clientes e realizar reuniões de equipe, ter um espaço físico costuma ser a melhor opção. Porém, para muitas tarefas do dia a dia, contar com a estrutura já montada em casa é mais rentável e prático, pois traz mobilidade. Como as necessidades mudam de acordo com o momento, vale a pena ter um escritório que favoreça essas mudanças.
2. Economizar recursos
Há várias despesas envolvidas na criação e manutenção de um escritório próprio, como o aluguel, IPTU, internet, água, luz, mobília, entre outras. Porém, em um escritório flexível, todas essas despesas são condensadas no aluguel. Isso significa que será mais prático lidar com o planejamento financeiro e que o custo total será relativo apenas ao seu tempo de uso.
3. Maior escalabilidade de acordo com a demanda
Alguns negócios passam por mudanças drásticas em seus espaços de trabalho, algumas fazendo várias alterações no quadro de funcionários ao longo do mês ou firmando e encerrando parcerias temporárias. Se esse é o caso do seu negócio, esse é o melhor modelo de escritório, pois permite uma rápida adaptação no ambiente de trabalho para acomodar seus novos números e demandas.
4. Acesso a melhor infraestrutura
Um escritório flexível não é apenas um prédio onde você aluga uma mesa. Ele também conta com outros recursos e infraestrutura necessários para o trabalho em escritório, como salas de reunião e auditórios. Alguns ainda contam com espaços criativos, lounge, cafeteria etc. Ao escolher seu espaço, você também pode considerar esses recursos adicionais e como eles impactam sua produtividade.
5. Cultura de colaboração
Quando você atua nesse tipo de escritório, a localização de cada estação de trabalho tende a mudar com bastante frequência. Como resultado, os membros de uma equipe se misturam bastante entre si. Inclusive, é quase certo que eles vão interagir com outros profissionais que atuam no mesmo local. Esse é o ambiente perfeito para promover a maior interação entre todos e incentivar a colaboração mútua no dia a dia.
Depois de conhecer as vantagens do escritório flexível, é hora de considerá-lo como o próximo investimento em seu empreendimento. Seja você um profissional individual ou chefe de um grupo, esse modelo pode fazer uma grande diferença em sua produtividade e vendas.
Se você achou esse artigo interessante, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem os benefícios de um escritório flexível.