O contraste entre as gerações é algo cada vez mais fácil de ver no dia a dia. Pessoas mais jovens têm mais espaço para se expressar e se diferenciar em relação às gerações anteriores. Como resultado, você também vai ver diferenças muito grandes entre clientes millennials e mais velhos, como os boomers.
A geração Y, como também é chamada, compõe uma boa parte do mercado consumidor hoje. Saber lidar com esses grupos é fundamental para o seu sucesso e também para a sua longevidade no mercado.
Acompanhe e entenda melhor a geração Y e como lidar com clientes millennials.
O que é a geração Y?
A chamada geração Y é composta pelas pessoas nascidas entre os anos 80 e início dos anos 2000. É um intervalo bem longo, mas todos são agrupados por uma característica: foi a geração que viu a internet e a tecnologia digital se estabelecer no mundo.
Como resultado, foi o grupo que mais sentiu seu efeito. Por isso, tendem a querer tudo com urgência e não são muito presos a hierarquias ou metodologias rígidas. Como consumidores, não vão fazer uma compra se ela não trouxer alguma gratificação clara.
Como atender melhor os clientes millennials?
Aprender a lidar com diferentes perfis de clientes, até mesmo de acordo com suas gerações, é fundamental. Veja aqui algumas ações como consultor que vão melhorar o atendimento aos clientes da geração Y.
Agilidade é prioridade
Como já mencionamos, a internet mudou a forma como as pessoas experimentam o mundo. Tudo é mais rápido, mais urgente e eficiente. Se você quer manter a atenção da geração Y em seu produto, precisa oferecer agilidade no atendimento. Se tiverem que esperar meia-hora no telefone para tirar uma dúvida simples, é certo que não vão ligar de novo.
Inclua canais de autoatendimento
Outra preferência forte das gerações mais recentes é o autoatendimento. Boa parte desse público já está familiarizado com as ferramentas digitais e se sente bem confortável ao usá-las no dia a dia. Resolver pedidos pequenos por conta própria é mais interessante do que tentar falar com um atendente.
Sempre tenha um atendimento humanizado
Agora, quando chega a hora de um atendente falar com o cliente, o pior erro é ser muito robótico. Ninguém quer ter a sensação de falar com uma máquina ou com uma pessoa que não se importa com suas demandas. Um atendimento humanizado e uma escuta ativa leva em conta as necessidades do cliente.
Ofereça uma experiência omnichannel
O omnichannel é uma solução para o crescente número de canais disponíveis para manter contato com o público. Essencialmente, ele consiste em utilizar todos esses meios de comunicação como parte de uma mesma estratégia, compartilhando informações entre si. Por exemplo, poder começar um atendimento por telefone e continuá-lo online e, até, por videoconferência. Isso proporciona mais praticidade e eficiência, duas coisas que a geração Y sempre busca.
Agora que você entende mais sobre os clientes millennials, é hora de colocar essas dicas em prática. A maior parte do público hoje é da geração Y, então é um bom investimento para melhorar sua base de clientes.
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