Clientes millennials: saiba como atender clientes da geração Y

Clientes millennials: saiba como atender clientes da geração Y

O contraste entre as gerações é algo cada vez mais fácil de ver no dia a dia. Pessoas mais jovens têm mais espaço para se expressar e se diferenciar em relação às gerações anteriores. Como resultado, você também vai ver diferenças muito grandes entre clientes millennials e mais velhos, como os boomers.

A geração Y, como também é chamada, compõe uma boa parte do mercado consumidor hoje. Saber lidar com esses grupos é fundamental para o seu sucesso e também para a sua longevidade no mercado.

Acompanhe e entenda melhor a geração Y e como lidar com clientes millennials.

O que é a geração Y?

A chamada geração Y é composta pelas pessoas nascidas entre os anos 80 e início dos anos 2000. É um intervalo bem longo, mas todos são agrupados por uma característica: foi a geração que viu a internet e a tecnologia digital se estabelecer no mundo.

Como resultado, foi o grupo que mais sentiu seu efeito. Por isso, tendem a querer tudo com urgência e não são muito presos a hierarquias ou metodologias rígidas. Como consumidores, não vão fazer uma compra se ela não trouxer alguma gratificação clara.

Como atender melhor os clientes millennials?

Aprender a lidar com diferentes perfis de clientes, até mesmo de acordo com suas gerações, é fundamental. Veja aqui algumas ações como consultor que vão melhorar o atendimento aos clientes da geração Y.

Agilidade é prioridade

Como já mencionamos, a internet mudou a forma como as pessoas experimentam o mundo. Tudo é mais rápido, mais urgente e eficiente. Se você quer manter a atenção da geração Y em seu produto, precisa oferecer agilidade no atendimento. Se tiverem que esperar meia-hora no telefone para tirar uma dúvida simples, é certo que não vão ligar de novo.

Inclua canais de autoatendimento

Outra preferência forte das gerações mais recentes é o autoatendimento. Boa parte desse público já está familiarizado com as ferramentas digitais e se sente bem confortável ao usá-las no dia a dia. Resolver pedidos pequenos por conta própria é mais interessante do que tentar falar com um atendente.

Sempre tenha um atendimento humanizado

Agora, quando chega a hora de um atendente falar com o cliente, o pior erro é ser muito robótico. Ninguém quer ter a sensação de falar com uma máquina ou com uma pessoa que não se importa com suas demandas. Um atendimento humanizado e uma escuta ativa leva em conta as necessidades do cliente.

Ofereça uma experiência omnichannel

O omnichannel é uma solução para o crescente número de canais disponíveis para manter contato com o público. Essencialmente, ele consiste em utilizar todos esses meios de comunicação como parte de uma mesma estratégia, compartilhando informações entre si. Por exemplo, poder começar um atendimento por telefone e continuá-lo online e, até, por videoconferência. Isso proporciona mais praticidade e eficiência, duas coisas que a geração Y sempre busca.

Agora que você entende mais sobre os clientes millennials, é hora de colocar essas dicas em prática. A maior parte do público hoje é da geração Y, então é um bom investimento para melhorar sua base de clientes.

Este artigo te ajudou? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a lidar com seus clientes millennials.

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This