5 técnicas para desenvolver o processo criativo da empresa

5 técnicas para desenvolver o processo criativo da empresa
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Em qualquer negócio hoje, dos microempreendimentos até as megacorporações, criatividade é um recurso muito precioso. É assim que diferentes profissionais encontram novas soluções para problemas antigos ou descobrem novos públicos para seus produtos e serviços. Porém, é bem difícil ter ideias sem desenvolver primeiro um processo criativo na empresa.

Ter uma imaginação fértil ajuda, mas está longe de ser o único fator. Criatividade é algo que pode ser desenvolvido, como qualquer habilidade. Depende apenas de preparo, orientação e de um método.

Confira aqui algumas técnicas que você pode usar para desenvolver e fortalecer o processo criativo em seu negócio.

1. Brainstorming

A “tempestade cerebral”, como também pode ser chamada, é um dos métodos mais eficientes para promover a criatividade em qualquer grupo. Esse é um período em que a equipe se reúne e todos começam a “jogar” as ideias que vêm à mente, sem rejeitar nenhuma de cara. Só é bom ter um limite de tempo. Quando ele acaba, é hora de parar de inovar e começar a filtrar as ideias.

2. Design Thinking

Essa é uma metodologia de criação bastante usada no desenvolvimento de produtos, mas que também se aplica a qualquer processo criativo. Sua intenção é trazer a solução ideal para o público, seja ele qual for, considerando uma perspectiva multidisciplinar.

Ela consiste em 4 estágios:

coworking em BH
  • imersão: a equipe identifica qual é o problema;
  • análise/síntese: são montados padrões para entender mais claramente o problema;
  • ideação: são colocadas à mesa as possíveis soluções;
  • prototipagem: implementam soluções, testam os resultados e veem quais delas podem ser replicadas.

No final desse processo, você deve ter uma solução mais próxima do ideal para o cliente.

3. Lean

“Lean” significa “magro”, “leve”, “esguio”. A ideia dessa metodologia de processo criativo é que, em vez de adicionar novos estágios ao processo, faz mais sentido remover e deixar tudo tão simples quanto possível. Sem burocracia desnecessária, desperdícios nem tarefas que geram pouco ou nenhum resultado. Você vai se surpreender com as ideias que surgem a partir dessa simples premissa.

4. Mapas mentais

Às vezes a dificuldade não é desenvolver ideias, mas sim conectá-las de uma maneira mais clara. Uma boa solução aqui é aplicar os mapas mentais, que são exatamente o que o nome diz. Primeiro você coloca uma ideia principal no centro do mapa. A partir dele, tem ideias ou conceitos associados a essa ideia central e traça uma linha entre elas. O processo se repete, com cada nova ideia se ramificando.

5. 7×7

Essa técnica é bem simples. Ela consiste em separar ideias dentro de uma planilha, de acordo com a sua categoria e relevância. Em cada coluna, você cria uma categoria ou princípio diferente. Dentro dessas colunas, você elenca as ideias que têm maior potencial de cima para baixo. Isso vai deixar você com um conjunto de até 7 ideias de natureza diferente, mas que são as melhores em suas respectivas áreas.

Agora que você tem algumas técnicas para melhorar o processo criativo na sua empresa, é hora de colocar tudo isso em prática. A criatividade é uma habilidade e precisa ser exercitada!

E você, tem alguma outra técnica que usa no processo criativo da sua empresa? Conte nos comentários!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This