Engana-se quem pensa que coworking é um ambiente apenas para profissionais tradicionais de escritório corporativo. É cada vez mais comum a presença de profissionais de áreas criativas nesses espaços compartilhados.
Além de contar com toda a estrutura para realizar o seu trabalho, o fotógrafo tem a oportunidade de conviver com profissionais de diferentes áreas, podendo usufruir de uma infraestrutura completa, com internet, recepção, limpeza, café e muito mais.
Neste artigo, vamos mostrar 4 vantagens do coworking para fotógrafos que vão convencê-lo a adotar esse estilo de trabalho. Confira!
1. Negocie em um ambiente profissional
Quando o fotógrafo não tem um escritório alugado, tende a se reunir com os clientes em espaços informais, como cafés, shoppings, e até mesmo em um escritório improvisado em sua residência. Ter um espaço profissional, com mesas, salas de reunião e infraestrutura corporativa proporciona uma imagem mais formal para o seu negócio, transmitindo mais credibilidade e seriedade em relação ao seu trabalho.
2. Tenha uma rotina estruturada
Um dos desafios dos fotógrafos autônomos é manter uma rotina estruturada em meio à correria do dia a dia e dos horários flexíveis. Como os coworkings têm hora para abrir e fechar, e muitos contratos são feitos conforme as cargas horárias, o profissional passa a ter que se adaptar à rotina.
Com espaços dedicados para edição, reuniões e produção, você pode dividir seu tempo de forma mais eficiente e focar no que realmente importa: capturar e criar imagens incríveis.
3. Ganhe oportunidade de fazer networking
Um dos maiores benefícios de trabalhar em um coworking é a possibilidade de fazer networking, não apenas com profissionais de sua área, mas com pessoas de outros ramos.
A troca de ideias entre profissionais de marketing, ilustração, design, redação pode gerar insights e oportunidades de trabalho por indicação. Há sempre algo a aprender em áreas correlatas quando estamos todos no mesmo ambiente, algo que, trabalhando sozinho em casa ou em um escritório alugado, se torna muito difícil.
4. Reduza custos
Por último e não menos importante, trabalhar em um coworking dá a oportunidade de reduzir uma série de custos que o fotógrafo autônomo teria em casa ou em um escritório alugado.
Isso porque o profissional pagará apenas pelo tempo e espaço que utilizar, dividindo os demais gastos com os outros profissionais que trabalham no mesmo ambiente. Isso facilita o planejamento financeiro, permitindo que o fotógrafo consiga se adaptar às demandas flutuantes de seu mercado.
O coworking para fotógrafos é uma ótima opção para aqueles que buscam um espaço para trabalhar, se inspirar e fazer networking. Nele, você contará com um ambiente profissional, terá a possibilidade de ter uma rotina, além de poder fazer networking e parcerias.
Mas não basta escolher qualquer coworking, você precisa escolher um que entenda as suas necessidades e ofereça os melhores serviços e diferenciais. Por isso, nós te convidamos a conhecer a Synergyco, o melhor coworking de Belo Horizonte, que tem tudo o que você precisa para desenvolver o seu trabalho como fotógrafo.
Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e conheça nossos serviços.