Para encontrar potenciais clientes, formar parcerias ou apenas fortalecer sua presença de mercado, a organização de eventos é uma excelente opção. E se você quer ter o melhor alcance em relação a esse investimento, a principal recomendação é apostar na modalidade de evento online.
Ao organizar palestras e reuniões pela internet, você consegue alcançar um público bem maior, já que não há limitação de localização e de agenda. Ou seja, as pessoas interessadas podem se inscrever e participar, independentemente de onde estiverem. Isso traz mais oportunidades para ampliar contatos e fortalecer sua presença em diferentes mercados.
Porém, para conseguir alcançar suas metas, você deve saber como organizar seu evento do jeito certo. Afinal, mesmo com todas as facilidades, há muita coisa a levar em conta para ter sucesso.
Acompanhe e confira as nossas dicas para organizar seu evento online de forma eficiente e alcançar seus objetivos!
1. Defina o objetivo do evento
Profissionais organizam eventos online por diversos motivos: para estabelecer novos contatos, divulgar seus serviços para mais pessoas, educar o público com relação ao seu produto, vender mais etc. Porém, qualquer que seja a sua motivação central, você deve ter um plano bem definido e mensurável do que pretende alcançar.
Isso é importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, se você não tiver um objetivo claro, seu evento pode ficar sem foco, tanto na escolha do tema quanto na definição das paletas e no direcionamento do público. Ao definir uma meta, você tem um embasamento melhor para elaborar os demais passos envolvidos.
Outro bom motivo para ter um objetivo bem claro para seu evento online é poder avaliar se ele foi alcançado. Ao final da atividade, você quer ter uma forma de mensurar se ela foi um sucesso, se precisa de ajustes e o que pode ser modificado no futuro. É algo que fica mais fácil quando você tem uma meta direta para alcançar.
2. Escolha a melhor plataforma online
Assim como um evento presencial, seu evento online precisa de um local para acontecer. A diferença é que você vai escolher uma plataforma online para conduzir toda a programação, não uma estrutura física. Pode ser um site, um software de reuniões ou uma ferramenta mais elaborada e complexa. O importante é que todos os participantes possam encontrar seu evento.
Em primeiro lugar, escolha uma plataforma que seja adequada ao seu público, tanto em termos de funcionalidade quanto de acessibilidade. Em seguida, considere quais serão as atividades do evento e como essa plataforma pode auxiliar. Se você preparou diversas palestras simultâneas, por exemplo, precisa de uma ferramenta que dê conta de todas ao mesmo tempo.
A facilidade de uso é outro fator indispensável. Isso vale tanto para você quanto para outros participantes. Afinal, se houver muita dificuldade para conduzir o evento por meio da plataforma, a experiência do público será afetada negativamente.
3. Divulgue nas redes sociais
A divulgação é uma das partes mais importantes de qualquer evento online. Você deve alcançar o público-alvo certo na quantidade necessária para que o seu evento tenha o retorno desejado. E, para isso, você deve ter um posicionamento bem forte nas redes sociais.
Se você tem perfis ativos nas principais redes utilizadas pelo seu público como parte do seu plano de negócios, então, já tem um bom ponto de partida. Monte um material de divulgação adequado para cada plataforma, levando em conta a melhor linguagem, o uso de imagens e vídeos, entre outros fatores.
Planeje uma agenda de divulgação regular para que sua imagem fique sempre presente diante do público. Assim, você terá chances bem maiores de atrair pessoas para seu evento online, maximizando seu retorno. Não se esqueça, também, de manter contato com esse público, especialmente se envolver potenciais clientes.
4. Monte uma boa agenda de evento
Parte da organização do seu evento online envolve montar o calendário e a agenda das suas atividades. Palestras, conversas, reuniões, amostras, tudo deve estar devidamente anotado no cronograma do evento. Assim, você consegue aproveitar melhor o tempo disponível para entregar uma melhor experiência ao público.
Outro bom motivo para ter uma agenda definida é a atração das pessoas. Durante a divulgação, os participantes precisam planejar o próprio tempo de acordo com os horários e as atividades que você incluiu no seu evento. Ter um cronograma claro e disponível com antecedência é a melhor forma de facilitar esse planejamento.
Esse também é um recurso para ajudar a manter o público mais engajado durante o evento. Sempre que uma atividade for concluída, você pode direcionar esse pessoal para a próxima, especialmente se os tópicos estiverem relacionados. É uma boa forma de manter o contato com o público por mais tempo e obter sucesso.
5. Tenha atenção à qualidade
Para a prospecção de clientes, divulgação ou educação, um evento online requer uma boa infraestrutura. Não há nada pior para o engajamento do seu público do que contar com palestrantes que estão com conexão de internet ruim, câmeras de baixa qualidade ou microfones com muito ruído. Quanto mais você puder investir na qualidade da sua transmissão, melhor.
Um bom ponto de partida é utilizar um espaço de coworking para montar a sua infraestrutura. Assim, você terá acesso a vários recursos, como internet de boa qualidade, projetores, câmeras, entre outras ferramentas que auxiliam no seu evento. Tudo isso por um valor bem acessível.
Dedique algum tempo para testar todo o equipamento e confira se ele está funcionando como esperado antes de começar. Se possível, tenha também um plano B, caso haja algum defeito repentino que possa diminuir sua qualidade. O importante é não deixar o seu público sem o conteúdo que foi prometido.
Agora que você entende como organizar um evento online de sucesso, pode começar a montar o seu. Com o planejamento adequado e uma boa infraestrutura à sua disposição, é garantido que você terá um grande público para atingir todas as suas metas.
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