Nos dias de hoje, em que temos pequenas empresas e empreendedores individuais com cada vez mais possibilidades de buscar visibilidade em diferentes mercados, assistimos a um forte acirramento da concorrência em diferentes nichos de negócios.
No mercado de educação não é diferente. Encontrar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes e com isso atrair alunos para palestras e cursos não tem sido tarefa fácil.
Dado esse quadro de tamanha competitividade, é fundamental estar atento ao que pode ser um diferencial para o serviço que você oferece. Por isso, acompanhe aqui algumas estratégias relacionadas a formatos de palestras e formas eficazes de apresentar o seu trabalho!
Construa uma boa apresentação de sua palestra na internet
Estar fora da internet pode representar o fracasso de muitos negócios. Por isso, as pequenas empresas devem buscar visibilidade neste espaço. Em se tratando de um empreendimento individual, há pontos estratégicos para se construir uma boa interface com seus clientes na web, veja quais são:
- site com informações básicas sobre os cursos e palestras de forma clara e visível, como: breve exposição dos conteúdos tratados, carga horária dos cursos e datas das aulas e palestras;
- redes sociais que tragam postagens direcionadas aos públicos alvos, como pais e alunos. Atenção especial à linguagem utilizada e ao layout das publicações;
- manutenção de um blog, preferencialmente hospedado em seu próprio site, com conteúdo relacionado à educação. Isso traz tráfego para sua página na web, atraindo possíveis alunos.
Opte por formatos modernos de palestras
É ponto pacífico entre especialistas em comunicação verbal que quanto maior a extensão de uma palestra, menores as chances do palestrante conseguir prender a atenção de seu público. Salvo os casos de exímios comunicadores, a tendência de uma exposição muito longa é tornar-se monótona e enfadonha.
Desta maneira, cabe ao palestrante buscar caminhos para moldar a forma como determinado conteúdo será transmitido. Neste sentido, um bom exemplo relacionado a formatos de sucesso é o TED talk (tecnologia, entretenimento e design em português).
As palestras que obedecem as premissas do referido formato, sobretudo os TED’s cujo tema é educação, são marcadas por exposições mais ‘enxutas’, com introduções marcantes e uma narrativa ancorada em ferramentas de apelo visual que possibilitem a ilustração do que for falado.
Fidelize seu público tratando de tópicos de fato relevantes
Palestras ligadas à educação podem vir a tratar de um número bastante abrangente de tópicos. Contudo, sempre existem aqueles temas considerados de fato relevantes pelos ouvintes. Entre eles, temos as novas tecnologias e as invenções.
Pensando em uma plateia composta por jovens, principalmente, tratar de tecnologia e as formas como elas podem impactar as nossas vidas pode ser um caminho bastante eficaz. Esse tópico pode ser relacionado a diferentes áreas do conhecimento, tais como: ciências biológicas, sociais ou exatas. Isso torna possível a variação do repertório do palestrante, ao mesmo tempo em que ele se atém ao tema preferencial por parte da garotada.
Atrair alunos para palestras e cursos e alcançar a tão sonhada fidelização é algo perfeitamente ‘palpável’ para quem se organiza e prioriza boas práticas de oratória. Para tanto, não basta fazer mais do mesmo, é preciso inovar e em ir em busca do que há de mais atual no mercado de educação e palestras.
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