A redução dos custos é uma das maneiras mais efetivas de melhorar resultados e garantir a continuidade dos negócios em tempos de crise. O aumento da receita não está relacionado apenas com as vendas da empresa e a redução tributária depende de vários fatores. Para descobrir onde é possível realizar cortes de gastos, é preciso que você faça uma avaliação em todos os setores do seu empreendimento, identificando assim despesas desnecessárias.
Por ser uma preocupação constante dos gestores e para orientá-lo melhor sobre esse assunto, listamos as 4 áreas em que você pode cortar custos em sua empresa com a utilização do compartilhamento de estrutura. Confira!
1 – Gastos com água e luz
Os gastos com água e luz representam um tipo de consumo que pode ser facilmente diminuído se forem colocadas em prática algumas mudanças simples. O caso da água, por exemplo, possui ainda o apelo ambiental, pois além de estar escassa em algumas regiões, ainda pode representar um gasto financeiro excessivo.
-
Aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia;
-
Salas de reuniões não necessitam ficar acesas durante todo o dia e, se forem compartilhadas, reduzirão ainda mais os custos por receberem controle adicional de acesso;
-
Colocar sensores nos banheiros e corredores para quando houver movimento, a luz automaticamente se acender;
-
Torneiras com sensores ou com temporizadores e descargas com opções de descargas com menores volumes de água já fazem o gasto de água se reduzir a 40% do consumo normal.
2 – Compras de fornecedores
Se sua empresa possui uma grande quantidade de fornecedores, talvez seja uma solução reduzir esse número — estabeleça quais oferecem os melhores preços e serviços, talvez ao comprar mais de um mesmo fornecedor, ele disponibilize um desconto ou prazo maior para o pagamento. Tal prática pode trazer benefícios para a sua empresa em longo prazo, gerando menos necessidade de capital de giro. Com o compartilhamento, isso pode ser feito com os outros players que estão compartilhando o mesmo espaço. Gastos com fretes e seguros, além do ganho pela quantidade, podem ser otimizados.
3 – Terceirize serviços
Tanto no momento de contratar quanto no momento de demitir, os funcionários requerem grande investimento por parte das empresas. Seja para treinar ou para pagar verbas rescisórias, a empresa terá que desembolsar parte do capital de giro para deixar o pessoal adequado às suas necessidades.
Antes de considerar a terceirização de um serviço em seu negócio você deve ponderar os pontos positivos e negativos desse investimento e ter certeza de que ele realmente compensará para a sua área de atuação.
Uma vantagem que o serviço terceirizado oferece é a ausência da necessidade de treinamento específico, já que isso será de responsabilidade da empresa que você contratou para prestar o serviço.
4 – Telefonia e internet
Sua empresa não precisa cortar a internet nem as ligações telefônicas. Quando for escolher um plano de telefonia e internet, você deve estar bastante atento ao que ele realmente oferece e optar por aquele que se adequa melhor as necessidades do seu empreendimento. Com a utilização de um plano corporativo, você apenas pagará o que realmente necessitar e a velocidade da conexão não será prejudicada.
5 – Aposte em espaços de coworking
Uma tendência dos dias atuais é o compartilhamento de estruturas, o que chamamos de coworking. Com o uso dela, pode-se obter benefícios ligados à otimização das estruturas tanto administrativas quanto produtivas, com o consequente ganho no foco empresarial. O compartilhamento é uma realidade em todos os setores de negócios, podendo ser adaptado para comércio, indústria e prestação de serviços.
Cortar custos não é tarefa das mais simples, mas é menos complicado do que parece. Para que tudo corra da melhor maneira possível, após identificar os setores em que se pode cortar gastos, é ideal que você desenvolva um planejamento, apontando o que deve ser cortado, estabelecendo prazos e metas.
Você está pensando em cortar custos na empresa, mas não sabe como começar, certo? Conte-nos sobre as suas principais dificuldades com o assunto!