Inovação é a palavra-chave do momento. As mudanças vêm ocorrendo em um ritmo como nunca visto antes, e a gestão de negócios é diretamente influenciada pelas novidades.
Por essa razão, para se manter competitivo no ambiente de trabalho, os gestores e os empreendedores precisam ter um olhar direcionado para o futuro.
Todo esse contexto suscita o seguinte questionamento: o que esperar para este ano? Quer saber mais? Então continue a leitura e confira 4 tendências tecnológicas para 2017!
Tendências tecnológicas
1. Internet das Coisas
A Internet das Coisas ganha força em 2017 e tende a se manter assim por muitos anos. Por isso, as organizações que encontrarem uma solução eletrônica relevante e útil para um setor em específico terão em mãos a oportunidade de crescerem substancialmente em seus respectivos campos de atividade.
As empresas devem procurar por ferramentas e oportunidades que integrem a internet ao cotidiano das pessoas.
É preciso usar a criatividade para incorporar sensores que disponibilizem dados e informações sobre uma série de produtos ou procedimentos, por exemplo.
2. Inteligência artificial
Outra tendência que está nos “holofotes” deste ano é a inteligência artificial. Com o aumento do volume de informações obtidas por meio de softwares e dispositivos, há também uma maior necessidade de desenvolvimento de programas inteligentes capazes de analisá-las.
A observação dos dados é uma maneira de extrair conhecimento e compreender melhor o comportamento dos consumidores. A partir daí, é possível prevenir possíveis erros, o que torna a tomada de decisões mais certeira.
Vale ressaltar que a inteligência artificial é uma ferramenta que oferece uma melhor visão do negócio como um todo. Sendo assim, essa tecnologia deve ser acompanhada e utilizada na medida do possível por empresas de todos os portes.
3. Assistentes virtuais
Enquanto no “passado” os gestores necessitavam da colaboração de terceiros para a organização e a realização de determinadas tarefas, no futuro, essa relação tende a ser substituída por assistentes virtuais.
As funções que hoje são executadas por uma secretária, poderão ser responsabilidade de um software em breve.
Essa é apenas uma entre as milhares de possibilidades — ainda a serem descobertas — que os assistentes virtuais permitirão, sendo uma das principais tendências tecnológicas para 2017 em relação aos modelos de gestão.
Basicamente, a tecnologia funciona como um “funcionário digital” que assume os deveres e as atividades de um indivíduo.
4. Serviços em nuvem
Os serviços em nuvem vieram para revolucionar. Apesar de eles não serem mais uma novidade, essa tecnologia se mantém em destaque neste ano, pois permite solucionar uma série de problemas, como o armazenamento de dados, e ainda possibilita interações e formas de trabalho que até recentemente eram inviáveis para as empresas.
A importância da tecnologia para a gestão de negócios
Para concluir, tenha em mente que a tecnologia veio para facilitar e otimizar os processos empresariais de uma maneira geral, por isso, sua importância em relação à gestão de negócios.
Gostou deste post e quer ficar por dentro de nossas novidades? Então não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES!