Por que networking de funcionários também é importante?

Por que networking de funcionários também é importante?
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Olhar para fora da sua empresa é fundamental. Muitas vezes, pessoas com uma boa vivência profissional e que se encontram em uma realidade diferente podem passar insights mais importantes do que livros, cursos ou até do que os melhores funcionários da sua organização. Além disso, é fora da empresa que estão os clientes e, portanto, criar laços com outros profissionais é a melhor maneira para ampliar a abrangência de atuação e favorecer o crescimento da empresa.

Muitos empresários, no entanto, acabam limitando o grande potencial do networking ao acreditarem que são eles os únicos responsáveis por criar esses relacionamentos. Pense com a gente: você tem uma comunidade inteira de profissionais na sua empresa, não seria mais vantajoso que eles acionassem seus contatos para o favorecimento de todos? Essa é, por sinal, toda a lógica de funcionamento de um networking!

Nesse post, vamos falar um pouco sobre essa integração com os funcionários para ampliação do seu networking! Confira!

Conhecimento em rede

O conhecimento também pode ser transmitido em uma grande rede de contatos, por isso, é muito importante estimular os profissionais a procurarem respostas, ideias e soluções externamente. Afinal, reunindo todos os profissionais mais competentes de uma organização, chega-se a uma fração ridícula frente aos profissionais qualificados que existem no mundo inteiro. Além disso, tanto o gestor quanto os seus colaboradores podem estar presos a vícios ou ao seu “mundinho”. Quanto maior for a rede, portanto, melhor!

Grande potencial de prospecção

Outro ponto importante do estímulo do networking entre os colaboradores é ampliar fortemente a capacidade de captar novos clientes. É impossível conhecer todos os clientes em potencial que existem no mercado, e também não se pode esperar que eles acessem o site da empresa ou sejam cativados por alguma estratégia de marketing. Claro que, para estimular os profissionais a trazerem novos clientes para a empresa, é preciso combinar algum percentual da comissão para eles.

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Pensamento fora da caixa

O bom gestor precisa se livrar agora mesmo do pensamento conservador. A ideia de que só ele pode atuar em nome da empresa cria entraves para o crescimento. E olha que estamos na era das redes sociais, período em que o relacionamento deve ser estimulado.

A ideia de que o horário de trabalho deve ser exclusivamente destinado ao que está acontecendo internamente é errada – muitas empresas, inclusive, proíbem o uso da internet. O ideal é que se tenha livre acesso às redes sociais, já que essa é uma poderosa ferramenta para a transmissão da informação e do conhecimento.

Além disso, procure se alocar em espaços que favoreçam esses relacionamentos e a interação, como os escritórios flexíveis. Além de ser uma forma de reduzir uma série de custos com a locação da empresa, nesses espaços as ideias costumam transitar com uma enorme velocidade, além, é claro, de que o relacionamento é favorecido, pois um possível cliente pode estar na sala ao seu lado!

Estimular o networking entre colaboradores é essencial. Comente aqui em baixo como se dão as relações na sua empresa e o que pode melhorar!

 

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