O novo nasce do caos — tal linha de pensamento filosófica não é uma verdade absoluta, mas pode ser identificada em uma série de situações factuais. A crise econômica que estamos passando é um grande exemplo.
É nesse momento em que empresas bem-sucedidas podem dar o passo que faltava para se consolidarem como gigante no mercado. O mesmo serve para pequenas e médias empresas. É preciso reinventar a forma de gerir o negócio e buscar saídas criativas para conseguir investimentos e captar mais clientes.
No artigo de hoje, mostraremos como é possível criar oportunidades para sua empresa mesmo na crise. Confira!
Passe as finanças da empresa a limpo
Tenha uma boa calculadora em mãos para saber exatamente a quantas anda a finança da sua empresa. Faça um fluxo de caixa minucioso para definir como tem sido o faturamento e em que nível estão as despesas.
A contabilização do fluxo é crucial para que o seu empreendimento alcance uma estabilidade que permite ao menos o desenvolvimento de estratégias criativas para superar a crise — vale a pena utilizar um sistema informatizado de gestão para auxiliar nessa tarefa. Assim, você garante exatidão nas contas e evita mais surpresas desagradáveis.
Corte gastos desnecessários
É a hora perfeita para encontrar quais despesas podem ser eliminadas sem que a produtividade da empresa seja prejudicada. Identifique quais custos devem ser cortados imediatamente e enxugue a lista de contas. O interessante é que essa tática seja mantida mesmo após o momento de recuperação da economia e tornada uma prática comum na sua empresa.
Continue investindo
Não interrompa os investimentos da sua empresa — aplique as economias oriundas do corte de gastos em novas estratégias de publicidade e comunicação.
A crise é o momento ideal para repensar estratégias e reestruturar as ações da organização. Busque novas parcerias, invista em formas mais baratas de captar clientes e divulgar o seu produto ou serviço.
Esse pode ser o momento ideal para investir em técnicas baratas e muito eficientes de divulgação. Aposte no seu site, na produção de conteúdo para o seu blog e em perfis nas redes sociais. Ofereça um material informativo ao público sobre como lidar com a crise, por exemplo, ou sobre outros assuntos relevantes e relacionados à sua área de atuação.
Melhore a comunicação dentro da sua empresa
O mesmo serve para a sua equipe de colaboradores. Pense a fundo sobre como mantê-los entusiasmados e satisfeitos com o trabalho, chame-os para participar de discussões da empresa. Eles tem informações diretas sobre o comportamento dos clientes e esses dados, por exemplo, podem ser fundamentais para desenvolver uma nova estratégia de marketing durante a crise. Portanto, certifique-se de que todos sintam-se parte do empreendimento.
Valorize os clientes mais fiéis
É importante para o seu negócio apostar não em todos os clientes durante a crise, mas naqueles que consumirão independentemente desse frágil momento econômico. Faça uma pesquisa cuidadosa e contate os consumidores que mantém o faturamento do seu negócio lá em cima. Envie promoções exclusivas e outros benefícios para valorizá-los.
Como sua empresa está lidando com a crise? Tem alguma estratégia diferente das que mencionamos aqui? Compartilhe sua experiência com a gente! Aproveite e curta a página da Synergyco no Facebook e fique por dentro das nossas dicas e novidades!