Além de elaborar um plano de negócios consistente, todo empreendedor deve saber como elaborar um plano de marketing, afinal, ambos são instrumentos importantes para o sucesso de sua empresa, independentemente do tamanho dela.
Apesar de o nome assustar um pouco, um plano de marketing não precisa ser algo muito complexo e com muitas páginas, mas deverá contemplar alguns pontos-chave de suas estratégias. Vamos aprender um pouco mais?
Como elaborar um plano de marketing
O primeiro ponto que você precisa compreender é que, para elaborar um plano de marketing atraente, você precisará investir um pouco de tempo em sua elaboração, afinal, será necessário pesquisar algumas informações.
Mas fique tranquilo, são pesquisas rápidas e você poderá fazê-las diretamente em seu computador, então não se preocupe com a sua agenda lotada, ok?
Confira abaixo algumas dicas que nortearão a elaboração do plano de marketing:
1. Defina seu público-alvo
Muitas empresas não têm um público-alvo definido para as suas ações de marketing, o que torna seus resultados ineficazes. Essa história de “atendemos todo mundo” não é benéfica para a sua empresa.
Para definir o seu público-alvo, você deverá identificar qual é o perfil do cliente ideal de sua empresa, com dados demográficos (idade, sexo, faixa de renda, etc.), seus hábitos de consumo e seu estilo de vida.
Sem essas informações, é praticamente impossível atrair mais clientes e aumentar as suas vendas.
2. Defina uma verba para os objetivos
Esse será o ponto de partida para a elaboração das ações de marketing. Além de direcionar as ações de acordo com a verba, esse procedimento evita surpresas ao se gastar mais do que o esperado com uma determinada ação.
Se você possui pouca — ou nenhuma — verba, o ideal é selecionar ações no ambiente digital que, quase sempre, têm um menor custo de investimento e um retorno um pouco melhor.
É fundamental que, ao elaborar uma estratégia, sejam definidos os objetivos de cada uma delas, assim como um método de avaliação. Somente dessa maneira, você saberá o que está funcionando e o que precisa passar por correções.
3. Selecione os canais de comunicação
Com os dados de seu público-alvo em mãos e a verba definida, você terá uma noção mais clara de quais os canais de comunicação que poderão ser utilizados para atingir seus objetivos de maneira mais assertiva.
Perfis ou páginas em redes sociais, e-mail marketing, anúncios impressos, rádio, TV, etc., são apenas alguns exemplos de canais que você poderá utilizar em seu plano de marketing.
4. Analise seus concorrentes
Uma das melhores formas de obter ideias do que funcionará para a sua empresa é observar os seus concorrentes, ver o que eles estão fazendo e quais resultados que estão alcançando.
Mas atenção: não confunda observar práticas para se inspirar com copiar uma estratégia! Trazer uma estratégia de um concorrente e implantá-la em sua empresa dificilmente trará bons resultados.
5. Aplique, analise e corrija
Agora que você já montou o seu plano de marketing, é hora de colocá-lo em prática. Ainda com as campanhas ativas, você deverá comparar os resultados alcançados com os objetivos definidos anteriormente.
Caso você identifique a necessidade de uma correção, ou uma oportunidade de melhoria, você deverá realizá-la o quanto antes, a fim de se evitar gastos desnecessários e maximizar os resultados de uma ação.
Agora que você já sabe como elaborar um planejamento de marketing, baixe o nosso guia prático para montar um plano de negócios eficiente e não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES!