Saber vender é vital, especialmente quando estamos inseridos em um mercado altamente competitivo. A oferta (muitas vezes maior que a demanda) de produtos e serviços costuma permitir que somente os melhores sobrevivam. E para ser o melhor você precisa desenvolver alguns diferenciais e aprender como ser um bom vendedor.
Se pararmos para pensar, podemos concluir que vender é um ato que faz parte das nossas vidas. O tempo todo, tentamos “nos vender” de alguma forma, seja no ambiente de trabalho, nas relações interpessoais e até mesmo nos atos mais simples do cotidiano. O que dizer então de quando precisamos vender um produto ou serviço para fazer a nossa própria empresa crescer?
Entretanto, se você acha que ainda não domina bem a arte de vender, não se desespere! A boa notícia é que qualquer um de nós pode aprendê-la. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas dicas sobre como se tornar um bom vendedor.
Realize treinamentos
Por mais que vender dependa de algumas qualidades pessoais, como carisma e poder de persuasão, a técnica é fundamental. Entretanto, mesmo que alguns afirmem que “a prática leva à perfeição”, nem sempre é possível adquirir conhecimentos técnicos de maneira intuitiva, enquanto desempenha uma atividade.
É por isso que os treinamentos, palestras, workshops e eventos relacionados a vendas são importantes na formação do vendedor. Aliás, podemos dizer que todo profissional deve, ao menos uma vez na vida, frequentar algo do tipo.
Entenda o perfil do cliente
O que você precisa vender para alavancar a sua empresa? Que tipo de solução o seu produto ou serviço oferece? Quem poderia ser interessar por ele? Conhecer o seu público-alvo é fundamental para traçar estratégias que chamem a atenção dele.
Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado e manter canais que possibilitem construir com seus clientes uma relação de confiança e proximidade.
Faça um atendimento de excelência
Quem não gosta de ser bem tratado? Em um mundo tão competitivo quanto o que vivemos, basta um “vacilo” para perder a preferência. Por isso, ofereça ao seu cliente o melhor atendimento possível: trate-o da forma como gostaria de ser tratado caso precisasse adquirir o bem ou serviço que você oferece.
Dessa forma, você não precisará praticar o menor preço da região para conquistar clientes: as pessoas darão a preferência a você porque, além da qualidade dos seus serviços, se sentem acolhidas quando entram em contato com a sua empresa.
Transmita credibilidade
O verdadeiro cartão de visitas do vendedor é a sua autoconfiança. Portanto, acredite em seu potencial e no serviço que você oferece. Se nem você mesmo está convencido de que é o melhor naquilo que faz, a quem acha que vai convencer?
É claro que a humildade é fundamental em qualquer segmento e devemos ter em mente que a vida é um aprendizado contínuo. Entretanto, “confiar no seu taco” é a melhor forma de contagiar os clientes que, automaticamente, acreditarão estar frente a frente com a melhor pessoa para solucionar a sua demanda. O resto fica por conta da boa qualidade do serviço prestado.
Percebeu como ser um bom vendedor consiste em um treino e aprimoramento? E então? Está disposto a seguir nossas dicas para se tornar um verdadeiro destaque no que faz? Se você gostou do post, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.