O desempenho de uma equipe depende, em grande parte, da capacidade individual de cada integrante. Por isso os negócios investem mais em capacitação do que nunca. Porém, para proporcionar esse desempenho, a equipe precisa saber onde deve melhorar. É aí que entra a avaliação de desempenho de funcionários.
Durante as avaliações, o objetivo é tomar nota dos resultados obtidos por colaborador, verificar se atingiram o esperado e, se necessário, como eles podem ser melhorados. Parece simples explicando assim, mas é bem mais difícil na prática.
Para ajudar você com isso, separamos algumas dicas que ajudarão a melhorar sua avaliação de desempenho de funcionários. Confira.
1. Tenha critérios claros
O maior erro que muitos gestores cometem durante a avaliação é não começar com critérios bem definidos. Observações subjetivas têm seu lugar, mas não ajudam muito na hora da avaliação principal.
Você pode fazer sua análise de desempenho baseada em vários critérios, como o tempo para completar as tarefas, número de atendimentos, ou qualquer outra métrica relevante para o negócio. Porém, em todos os casos, é importante que o critério usado também reflita o desempenho do negócio como um todo.
2. Escolha um método de avaliação
Com um critério em mente, o próximo passo é definir um método para a avaliação de desempenho de funcionários. Isso significa escolher uma ferramenta ou metodologia específica, que será aplicada a todos os integrantes. Dessa forma, também será mais fácil comparar o desempenho de diferentes pessoas ao longo do tempo.
3. Observe as melhorias
Avaliações pontuais podem ser úteis, mas quando se trata de uma análise continuada de desempenho, você também precisa considerar como os resultados mudaram em relação à avaliação anterior. O colaborador teve uma queda de desempenho? Uma melhoria? É algo consistente ou fora do previsto? Todas essas questões são úteis quando chega a hora de definir objetivos.
4. Considere eficiência de recursos e tempo
Dado tempo e recursos infinitos, qualquer um pode fazer qualquer coisa. Porém, raramente sua equipe tem esses luxos. Por isso, também é importante avaliar a eficiência de todos em alcançar os resultados. Eles conseguiram atingir as metas no prazo? E dentro dos limites do orçamento? Houve muito desperdício ao longo do caminho? Há formas de cortar esses desperdícios no futuro? Mais uma vez, são questões importantes para interações futuras.
5. Termine sempre com um plano
Outro erro comum em uma avaliação de desempenho de funcionários é terminar o procedimento sem traçar um plano de ação. Não basta avaliar se você não dará um feedback claro sobre o que precisa ser mudado e como. Esclareça quais são os pontos de melhoria, tanto individuais quanto do grupo, e busque algumas formas de lidar com eles. Não precisa ser algo perfeito, apenas funcional.
Seguindo estas dicas, ficará mais fácil aproveitar cada avaliação de desempenho de funcionários ao máximo. Mesmo um pouco de direcionamento já faz uma grande diferença na hora de transformar essas análises em planos e ações para melhorar os resultados de equipe.
Quer continuar recebendo mais dicas como estas? Então siga-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn agora mesmo!