Trabalhar muito nem sempre é sinônimo de produtividade. Na verdade, pode ser sinal de que você está sobrecarregado. Você identifica que é produtivo quando consegue realizar as demandas de uma manhã inteira em apenas uma hora, por exemplo, e o restante do tempo pode ser destinado para outras atividades.
Mas como melhorar sua rotina de trabalho? Hoje, existem diversas ferramentas de produtividade que contribuem para a sua organização, além de permitir uma visualização prática de suas prioridades.
Pensando nisso, elaboramos este material para você conferir 3 dessas ferramentas e entender os diferenciais de cada uma. Continue a leitura e saiba mais!
1. Tomatotimer
Você já ouviu falar da técnica de produtividade chamada Pomodoro? O método consiste na divisão do nosso fluxo de trabalho: o ideal é que você se concentre por 25 minutos e descanse por um breve período, por cerca de 5 minutos. Nesse intervalo, é importante fazer outras atividades que não sejam ficar na tela do computador ou do celular, como forma de realmente se desligar por um tempo de todas as demandas.
Porém, muita gente não sabe como colocar em prática o método ou maneiras de controlar esse tempo. E é para isso que existe o Tomatotimer. Trata-se de um temporizador que vai notificar quando os períodos de 25 minutos passarem, além de indicar também quando o intervalo for encerrado. Ele pode ser instalado diretamente no computador ou no celular.
2. Evernote
Se você é do tipo de pessoa cheio de anotações sobre as atividades que devem ser feitas ou sobre as suas prioridades, o Evernote será um importante aliado. Afinal, é uma ferramenta de produtividade voltada justamente para quem trabalha com notas e textos frequentemente. Ele pode ser instalado tanto para celulares iOS (Iphone) quanto para Android.
Nele, as anotações feitas são separadas por cadernos e os textos podem ser formatados com cores e listas. Também é possível colocar anexos e desenhos, de acordo com o que você achar mais conveniente para as suas notas. Outros diferenciais são a possibilidade de acrescentar datas de lembretes, bem como incluir etiquetas que permitem uma pesquisa rápida para o item que você deseja buscar.
3. Calendário do Google
Principalmente para quem trabalha com uma equipe que tenha mais de uma pessoa, o calendário do Google possibilitará uma fácil organização das tarefas. Nele, há a possibilidade de acrescentar reuniões, de bloquear a sua agenda para que nenhuma outra pessoa marque nada nesse período especificado, além de:
- permitir a visualização da agenda de outras pessoas que trabalham em sua equipe;
- contar com uma gama de cores que diferenciam os eventos de sua agenda;
- disponibilizar uma lista de tarefas que esteja paralela aos eventos;
- sincronizar com o Gmail;
- contar com acesso facilitado e de fácil usabilidade.
Neste conteúdo, você pôde conferir algumas ferramentas de produtividade que podem ser adotadas em sua rotina de trabalho. Conforme mencionamos, é importante levar em conta que um dia a dia produtivo não é aquele com muitas horas trabalhadas, mas sim que as horas usuais sejam utilizadas com sabedoria e que, nesse tempo, o máximo de atividades sejam executadas. Assim, certamente você vai ficar mais satisfeito com as suas demandas e com o trabalho feito.
Se você gostou deste material e deseja ter acesso a outros conteúdos relacionados, basta seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.