Mercado de coworking: como evoluiu com o passar dos anos?

Mercado de coworking: como evoluiu com o passar dos anos?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

A forma como as empresas e os escritórios são estruturados está em constante evolução. A maior prova disso é a evolução do mercado de coworking no Brasil, que hoje já é parte integrante de vários tipos de negócios. Mais do que nunca, essa é uma excelente opção para quem está começando uma empresa ou atua como profissional autônomo.

A história desse modelo de escritório reflete várias mudanças no mercado e no tipo de empresa que você encontra. Apesar de ser um tema que está mais em voga hoje em dia, o coworking surgiu e ganhou notoriedade já faz algumas décadas.

Acompanhe e entenda melhor a trajetória do mercado de coworking e como ele se tornou o que é hoje.

O surgimento do mercado de coworking

coworking freelancers

Nos espaços de coworking, as pessoas trabalham juntas em um ambiente compartilhado, cada uma com sua própria estação de trabalho ou sala privativa. É como um grande escritório, mas cada mesa pode pertencer a um profissional ou empresa independente. Além disso, todos compartilham recursos como salas de reunião, internet, auditórios, entre outros.

Os primórdios dos espaços de coworking nos trazem de volta a 1995, com os chamados “hackerspaces”. Como você deve imaginar, esses eram locais voltados para pessoas especializadas em tecnologia digital, com internet já incluída. Algo menos comum na época.

O primeiro hackerspace conhecido foi fundado na Alemanha, em Berlim. Mas logo se tornou uma prática comum em várias outras partes do mundo.

O termo “coworking” começou a ser usado efetivamente em 1999, graças ao designer de jogos Bernie De Koven. Seu objetivo era criar um ambiente que incentivasse a cooperação, onde todos pudessem se apoiar, mesmo trabalhando de forma independente.

coworking em BH

Popularização da ideia no Brasil

O mercado de coworking cresceu bastante nos anos seguintes, se espalhando pela Austrália e Estados Unidos. Em 2008, foi criado o primeiro espaço de coworking do Brasil, na cidade de São Paulo.

A prática se expandiu, com mais empresas brasileiras adotando esse modelo. O primeiro censo sobre coworking, em 2015, revelou que havia 238 espaços no país! Isso provavelmente sem considerar os clientes em cidades pequenas, que passaram despercebidas pelo censo.

O crescimento do mercado de coworking

auditório para eventos em BH

Hoje, o mercado de coworking já é bem estabelecido. Com o avanço do empreendedorismo e mais profissionais atuando de forma autônoma, também cresceu a necessidade de um espaço adequado para receber clientes e coordenar uma equipe.

Nesse modelo, os profissionais têm acesso aos principais recursos que precisam por um valor mais acessível. Muito mais prático do que ter que montar um escritório inteiro do zero. Essa facilidade é o que traz mais oportunidades de crescimento para empreendedores.

Com o tempo, houve também a segmentação do setor, com espaços destinados a profissionais de áreas específicas. Por exemplo, ambientes voltados para artistas, programadores e afins. Com a transformação digital, mais e mais desses espaços se tornam integrais para o sucesso das startups de tecnologia.

O mercado de coworking já é bem estabelecido e faz parte do sucesso de vários empreendimentos. Seja de profissionais autônomos, como advogados, arquitetos e contadores, ou microempresas que precisam de um local adequado para sua equipe.

Quer encontrar o espaço de coworking ideal para você? Então entre em contato com a Synergico e conte conosco!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This