Você sabe como registrar uma marca? Entenda aqui!

Você sabe como registrar uma marca? Entenda aqui!
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas passaram a empreender por conta própria. Esse é o resultado de várias mudanças na legislação, que agora permitem aos micro e pequenos empreendedores se formalizarem. E um passo muito importante para o crescimento de um negócio é registrar a marca.

O registro é uma forma de proteger a propriedade intelectual do seu negócio, incluindo nome, processos, produtos e atividades. Sem ele, há maores chances de você enfrentar conflitos legais com outras empresas.

Acompanhe e entenda melhor como registrar a marca da sua empresa.

Quais são os passos para registrar sua marca?

O processo de registro de marca é feito pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Pode ser realizado totalmente pela internet, acessando o site oficial. Para facilitar o processo, basta seguir este passo a passo:

Verifique marcas já registradas

Antes de começar, é importante conferir se já existe uma empresa registrada com o mesmo nome, pois não pode haver nomes conflitantes. Basta fazer uma pesquisa inicial e, caso encontre o nome já registrado, você pode mudar seu plano inicial ou tentar comprá-lo.

Envie a documentação

Para fazer sua solicitação, você deve ter alguns documentos básicos em mãos, que estão listados no site. Primeiro, preencha o pedido de registro, disponível no site. Será necessário também um documento de identificação (CPF ou CNPJ), além de algo que comprove suas atividades como empreendedor.

coworking em BH

Defina sua área de atuação

Marque qual é o setor de atuação do seu negócio entre as opções solicitadas. Isso é importante para definir quais normas seu negócio deve seguir.

Escolha a representação da sua marca

Aqui você deve preencher os dados de identificação e representação para registrar a marca. Isso inclui o nome real, nome fantasia, imagem, etc. Você pode escolher uma representação apenas nominal ou associá-la a uma imagem ou modelo 3D.

Confira as despesas envolvidas

O processo de registro de marca envolve algumas cobranças, como taxas de serviço e de emissão de documentos. Todas elas são cobradas por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser paga antes de finalizar seu registro. Considere esse valor como parte do seu plano de negócios.

Acompanhe o processo

Pode levar algum tempo até que o seu pedido seja recebido, analisado e respondido. Portanto, você deve monitorar o site do INPI para saber qual é o estado atual da sua solicitação. Pode ser que você tenha que cumprir outros requisitos que serão especificados no site.

Quais são os perigos de não registrar sua marca?

Alguns empreendedores passam muito tempo na informalidade e não têm intenção de se registrar. No entanto, ao não registrar sua marca, você se expõe a vários riscos. Por exemplo, é mais difícil proteger sua imagem profissional. Se outra empresa usar um nome parecido ou copiar seus produtos, você não terá base legal para contestar suas atividades.

Com essas orientações, você já tem um direcionamento para registrar sua marca e empreender do jeito certo. Assim, seu nome fica mais visível e fácil de reconhecer.

E você, tem alguma dica para quem está começando a empreender? Conte para todos nos comentários!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This