4 erros que profissionais autônomos costumam cometer

4 erros que profissionais autônomos costumam cometer
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

A satisfação pessoal e a felicidade na vida profissional são assuntos muito discutidos atualmente. Além disso, momentos de instabilidade econômica são, para muitos, a oportunidade perfeita de sair de um modelo tradicional de emprego e investir em caminhos mais livres e inovadores. Nesse contexto, o número de profissionais autônomos tende a aumentar cada vez mais.

Quem opta por trabalhar dessa forma se depara com a possibilidade de fazer seus próprios horários e gerenciar totalmente sua carreira, traçando seus caminhos e objetivos particulares e encontrando tempo para se dedicar à família, ao lazer, aos estudos e a seus hobbies.

Mas, para realmente fazer proveito de todos esses benefícios, é fundamental que você mantenha-se longe de alguns erros bastante recorrentes entre profissionais autônomos. Quer conhecê-los e aprender a evitá-los? Então, continue a leitura!

1. Não ter uma rotina

Para os profissionais autônomos, a organização e o planejamento são imprescindíveis. As possibilidades oferecidas pelo fato de você poder escolher seus projetos e horários vão por água abaixo se você não mantiver uma agenda ou planilha com todas as suas demandas. Sem essa importante organização, você corre grandes riscos de perder prazos e de não alcançar as metas determinadas por você.

Portanto, antes de iniciar os trabalhos do dia, saiba exatamente o que você deve fazer e quando cada trabalho deve ser entregue ao cliente. Assim, você assegura a qualidade do seu serviço e a confiança de seus clientes, que contam com você para entregar tudo no tempo combinado.

2. Não manter-se atualizado

Trabalhar sozinho, especialmente quando trabalhamos em casa, é uma tarefa solitária. Isso costuma ser muito bem-vindo para os profissionais autônomos, mas é preciso aprender a lidar com a contrapartida de estar isolado do que está acontecendo no universo da sua carreira.

Dessa maneira, é essencial que os profissionais autônomos tenham a iniciativa de buscar essas atualizações e conhecimentos necessários ao aperfeiçoamento de seu trabalho.

Fique atento a sites e profissionais respeitados na área e às últimas publicações sobre os assuntos de que você trata. Além disso, busque cursos e materiais de aperfeiçoamento, como especializações, workshops, oficinas, palestras, ebooks e webinars. Com a internet, fica muito fácil encontrar tudo isso!

3. Não investir em escritórios compartilhados

É claro que as peculiaridades do trabalho autônomo são também suas maiores vantagens. Entretanto, mesmo quem gerencia a própria carreira e demanda pode encontrar grandes benefícios em um ambiente de trabalho tradicional.

Mas como fazer desse ambiente um espaço propício a profissionais autônomos? Através dos escritórios compartilhados! Com um deles, você terá um espaço exclusivo para o trabalho, o que evita as distrações, a procrastinação e a falta de organização.

Além disso, você contará com uma infraestrutura de alta qualidade sem ter que investir um valor altíssimo para isso, pois os escritórios compartilhados oferecem espaço individual para cada contratante, sala de reuniões, internet rápida, linhas de telefone, banheiros e cozinha.

4. Não ter organização financeira

A devida organização financeira para profissionais autônomos perpassa várias demandas diferentes que, juntas, farão com que você possa gerenciar seu dinheiro e sua carreira de maneira otimizada. Primeiramente, é preciso ter uma organização de quais das suas demandas são fixas e quais são ocasionais. A partir disso, o próximo passo é definir uma meta de quanto você quer/precisa receber por mês e, então, definir e escolher seus trabalhos sempre com esse valor final em mente. 

Para que você saiba exatamente o quanto está lucrando no final de cada mês, anote todas as entradas de dinheiro advindas de seus clientes, assim como as despesas com gastos relacionados ao trabalho (escritório compartilhado, materiais, transporte) e com gastos pessoais (aluguel, entretenimento, alimentação, água, luz, internet). Assim, você saberá claramente o quanto realmente está ganhando e gastando como autônomo.

E então, está esperando o que para colocar a mão na massa e garantir que esses erros comuns entre profissionais autônomos ficarão bem longe da sua carreira? Para continuar crescendo cada vez mais, confira também nosso post sobre os benefícios de escritórios compartilhados para empreendedores, e não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES!

coworking em BH
escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This