5 dicas que todo trabalhador autônomo deve seguir

5 dicas que todo trabalhador autônomo deve seguir
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Atuar no mercado como autônomo já é a realidade de muitas pessoas que resolveram adotar a flexibilidade no trabalho. Mas esse tipo de atividade apresenta desafios que devem ser enfrentados no dia a dia dos trabalhadores autônomos.

Pensando nisso, o post de hoje traz 5 dicas que todo trabalhador autônomo deve seguir para otimizar os processos, reduzir custos operacionais de sua atividade, e, é claro, potencializar o lucro de seu trabalho. Confira!

1 – Encare o trabalho como um negócio

O trabalhador autônomo precisa ter em mente que sua atividade profissional deverá ser encarada como um negócio, ou seja, é necessário estabelecer metas para serem alcançadas em certo período de tempo, desenvolver um plano de ação e gerir tarefas, obrigações e resultados — garantindo e mensurando a lucratividade do negócio.

2 – Mantenha a disciplina e a organização

A falta de disciplina e organização é capaz de comprometer a atividade profissional, uma vez que um trabalhador autônomo é o seu próprio chefe e, portanto, deverá agir como tal. Se não houver regras, horários e gestão de tarefas, dificilmente o resultado será positivo e isso prejudicará também a motivação para trabalhar.

Uma dica de ferramenta online e gratuita que pode contribuir na hora de organizar a execução de tarefas é o Google Keep. É um bloco de notas em que as anotações podem ser compartilhadas, categorizadas e salvas como lembretes — ele está disponível para celular e versão web.

coworking em BH

3 – Invista no ambiente de trabalho

Muitos trabalhadores autônomos montam o seu escritório em casa, mas dependendo do trabalho, a estrutura necessária para desenvolver as atividades exige recursos materiais e humanos, além de uma localização estratégica para alcançar o seu público-alvo e criação de networking.

Por isso, o Executive Office é uma ideia interessante para quem quer otimizar o espaço e reduzir custos operacionais. Além disso, esse tipo de escritório compartilhado é diferente do chamado coworking em termos de qualidade, uma vez que no Executive Office há uma distribuição de espaço melhor definida, com salas fechadas e privadas.

4 – Faça uma boa gestão financeira

Para ter uma gestão financeira eficiente é necessário arcar com os custos da atividade, investir em novos equipamentos e tecnologias de trabalho, administrar a receita e ainda controlar o resultado dos lucros.

E, para ter total controle sobre as finanças da sua atividade profissional, nada melhor do que poder contar com os recursos e facilidades tecnológicas, não é verdade? Então, conheça o aplicativo Qipu desenvolvido por encomenda do Sebrae para Micro Empreendedores Individuais (MEI). A ferramenta organiza receitas, clientes e despesas e apresenta um balanço financeiro do mês ou do dia.

5 – Explore o marketing digital

O marketing desenvolvido pelas empresas vem, gradativamente, migrando para a internet. E não é sem razão, afinal, as pessoas passam cada vez mais tempo online. Através do marketing digital é que o seu negócio ganha uma identidade de marca, desenvolve relacionamentos, educa e atrai clientes.

E, então, pronto para seguir as dicas e potencializar os seus lucros como trabalhador autônomo? Curta nossa página no Facebook para conferir mais dicas e novidades!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This