A tecnologia proporcionou uma série de mudanças impactantes na forma como as pessoas trabalham. Uma das principais delas é a possibilidade de ter escritórios descentralizados, com profissionais espalhados por várias cidades e até países diferentes. Graças a plataformas competentes de gerenciamento de projetos, você pode manter todos em contato e unificar as informações relacionadas ao trabalho.
No entanto, isso só é possível se você usar as ferramentas certas. Excelentes aplicativos estão disponíveis e você pode aproveitar um ganho de produtividade ao escolher os melhores.
Veja a seguir 5 ferramentas de gestão de projetos para utilizar com sua equipe:
1. Basecamp
Uma das principais ferramentas de gestão de projetos, o Basecamp reúne diversos recursos que atendem necessidades de projetos distintos. Possui um espaço dedicado à discussões, onde é possível criar tópicos e anexar arquivos, além de contar com checklists compartilhadas entre todos do time. Tudo o que é criado com um prazo determinado aparece em um calendário, que serve de cronograma para o projeto.
2. Trello
Com uma abordagem completamente inédita em relação às outras ferramentas de gestão de projetos, o Trello busca organizar as demandas visualmente e permitir um fluxo produtivo para os envolvidos. Em uma tela com várias colunas, você pode criar cartões interativos com textos, anexos, imagens, links, checklists, prazos e o que mais for necessário. Através da visão de calendário, é possível ver todo o conteúdo em ordem de prazo.
3. Asana
Diferentemente de seus concorrentes, o Asana se propõe a ser uma evolução da lista de tarefas. Sua interface é focada no que cada profissional precisa fazer e em qual prazo, de forma que um gestor consegue identificar, de maneira rápida, quais as principais demandas do momento onde quer que sua equipe esteja. O Asana se conecta com o Dropbox, Google Drive e outros serviços, para unificar o acesso a documentos na nuvem, possuindo também aplicativos para iOS e Android.
4. Zoho Projects
Com uma interface amigável e poderosa, o Zoho Projects possui como diferencial o foco na execução de tarefas e mensuração de tempo. Através dele, é possível determinar o quanto deve ser cobrado por hora em função dos horários em que as atividades foram realizadas. Ele também se conecta com o GitHub e o Bitbucket, para que a equipe fique por dentro de atualizações de desenvolvimento de software, além de permitir acesso a serviços de computação em nuvem, como o Google Drive e o Dropbox.
5. Active Collab
Com um visual arrojado e muitas funcionalidades em sua estrutura, o Active Collab vai ajudar tanto na organização de um time com profissionais remotos, como nas finanças. Seu sistema de recibos e pagamentos é tão potente que até consegue se conectar com serviços como o PayPal, realizando também a mensuração do tempo gasto com cada atividade. O diferencial do Active Collab é a possibilidade de hospedar a plataforma em seu próprio servidor.
A ferramenta certa pode determinar o sucesso ou o fracasso de um projeto. Traga mais produtividade para o cotidiano da sua equipe e obtenha os melhores resultados dessa colaboração ao usar as plataformas adequadas.
Conhece algum outro aplicativo que ficou de fora da lista? Então deixe a sua recomendação nos comentários!