6 dicas para impressionar seus clientes em uma reunião de negócios

6 dicas para impressionar seus clientes em uma reunião de negócios
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As reuniões fazem parte da rotina de qualquer negócio e, especialmente quando acontecem com clientes, são um passo importantíssimo rumo a um relacionamento mais complexo e vantajoso para ambas as partes.

Dessa maneira, entre cuidados com a organização do encontro em si e hábitos comportamentais que devem ser adotados, é preciso fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a reunião de negócios corra da melhor maneira possível.

Para ajudar você com isso, no post de hoje apresentamos 6 dicas para você implementar nas suas reuniões de negócio de agora em diante. Continue a leitura e confira!

1. Não abra mão do encontro presencial

A tecnologia sem dúvida trouxe novas possibilidades que se tornaram partes cotidianas do mundo dos negócios. Compartilhamento de arquivos, armazenamento na nuvem e videoconferências facilitam a vida de todo mundo, mas nada substitui o bom e velho encontro presencial.

Portanto, não abra mão de marcar reuniões em pessoa com a frequência mais adequada para você e o cliente. Telefonemas, e-mails e videoconferências são excelentes para demandas do dia a dia ou para emergências, mas a importância do encontro presencial não pode ser subestimada. É assim que você constrói uma relação realmente aprofundada com o cliente, tornando-o parte integrante de sua empresa.

2. Escolha um lugar adequado

Escolher um lugar adequado para a reunião de negócios vai tanto dos elementos mais básicos, como uma sala que comporte a quantidade de pessoas que estarão presentes, até a presença de equipamentos e materiais que possam ser necessários.

Portanto, é fundamental agendar a reunião em um espaço com a infraestrutura adequada para receber seus clientes. Lembre-se de que, por mais que eles sejam “da casa”, você tem uma impressão a causar e uma reputação a manter.

3. Estabeleça uma agenda para a reunião de negócios

O planejamento do que será abordado na reunião é imprescindível para que assuntos importantes não fiquem de fora e para que o encontro não se estenda excessivamente.

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Dessa maneira, uma agenda registra com clareza tudo o que será discutido, para que ambas as partes tenham uma boa noção de como a reunião de negócios correrá e, assim, possam se organizar melhor.

Isso também torna a reunião mais produtiva, pois você não perderá tempo tentando organizar-se em meio a diversos possíveis tópicos, afinal, o tempo de cada um de nós é precioso e deve ser respeitado.

4. Entregue documentos com a proposta

Simplesmente discutir verbalmente as propostas não é o suficiente para você ou para o cliente. É preciso formalizar esses projetos, planos e ideias.

Portanto, não abra mão de organizar documentos para entregar ao cliente e, assim, permitir que ele enxergue de forma clara e permanente o que você está sugerindo. Com isso, ele poderá ler e reler a proposta quantas vezes forem necessárias, além de ter acesso a cada item detalhado de forma clara.

5. Pesquise o cliente

Reuniões de negócios envolvem tanto clientes antigos quanto novos ou em potencial. Isso significa que é muito importante pesquisar o cliente que você encontrará e, se for o caso, a empresa que ele representa.

Dessa maneira, você saberá o que esperar do encontro e, de antemão, perceberá se o cliente realmente está alinhado com sua própria empresa. Dessa maneira, é possível antecipar possíveis obstáculos ou desentendimentos, assim como preparar-se melhor para impressionar.

6. Cuide da própria imagem

No mundo dos negócios, assim como em quase todos os campos profissionais, é fundamental causar uma boa impressão. Isso inclui não apenas estar preparado e apresentar boas propostas, mas também mostrar-se vestido e arrumado de maneira a demonstrar a importância que a reunião tem para você.

Afinal, se você aparecer com um termo desalinhado ou com a barba por fazer, por exemplo, seu cliente terá a impressão de que você foi vê-lo de qualquer jeito, ou seja, que o resultado da reunião é de pouca importância para você. Consequentemente, por melhor que seja o seu trabalho durante a reunião em si, a primeira impressão já terá causado estragos profundos.

E então, pronto para otimizar e aprimorar cada vez mais suas reuniões? Para ter acesso a mais dicas como essas, siga-nos no Facebook e no Linkedin!

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