Se você quer conseguir mais clientes, então precisa chamar a atenção do público e mostrar as qualidades do seu produto. Porém, além das ações mais básicas de divulgação, também precisa saber como captar leads, que são os indivíduos com maior potencial para se tornarem clientes.
Alcançar um número maior de pessoas é sempre bom, mas é necessário focar naquelas que realmente buscam seus serviços. Caso contrário, boa parte do seu investimento não terá o retorno esperado.
Para lhe ajudar com isso, separamos aqui 5 dicas sobre como captar leads. Acompanhe.
1. Conheça o perfil do seu público
O primeiro passo para captar e reter mais leads em seu negócio é conhecê-los de perto. Isso inclui um entendimento mais aprofundado de sua demanda, faixa etária, localidade, entre outras informações. Dessa forma, fica mais fácil elaborar ofertas e campanhas voltadas para esses grupos específicos.
Pode ser tentador ampliar ao máximo seu escopo, mas esse é um erro que pode elevar os custos da empresa. Se você quer encontrar mais leads, então precisa segmentar ao máximo suas campanhas.
2. Invista em marketing de conteúdo
Uma das ferramentas mais úteis para manter o engajamento com o público e nutrir leads é o marketing de conteúdo. Em vez de divulgar seu produto diretamente, você cria materiais, como vídeos, e-books e blogs, com conteúdo relevante para seu público-alvo.
A ideia aqui é atrair e educar esses leads, fazendo com que sua conversão seja mais fácil e eficiente com o tempo. Além disso, esses conteúdos podem continuar atraindo mais pessoas a longo prazo.
3. Diversifique seus canais de captação
Não há como captar leads se você depende apenas de um canal. Mesmo focando em um público específico, ainda é necessário estar presente em vários espaços.
É preciso ter um site próprio, blog, presença ativa nas redes sociais, eventos relacionados ao seu produto, etc. Naturalmente, também deve-se considerar diferentes técnicas de venda e atração para cada um desses espaços.
4. Guie sempre o público
Um erro comum na captação de leads é não dar continuidade ao processo. Mesmo que você tenha atraído sua atenção, se não houver um direcionamento claro a ser seguido, há boas chances de que o público se disperse antes de ser convertido.
A solução aqui é simples: sempre direcionar seus leads para o próximo passo no funil de vendas. Mesmo que a chamada não seja imediatamente para a venda, você pode indicar outros conteúdos, pedir que preencha um formulário, entre outras coisas.
5. Saiba quando abordar seus leads diretamente
Além dos canais mais comuns de captação, também há momentos em que se deve usar um contato direto. Na prospecção ativa, você entra em contato com potenciais leads por e-mail, telefone ou mesmo diretamente. Esse é um método bem eficiente se oferecidos serviços altamente especializados, além de ajudar a criar contatos de alto valor para sua empresa, como parceiros de co-branding, por exemplo.
Agora que entende como captar leads para seu negócio, é hora de elaborar melhor suas estratégias. Se colocar todas essas ideias em prática, poderá ver resultados positivos em pouco tempo.
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