Análise de riscos: como avaliar se o seu negócio é viável?

Análise de riscos: como avaliar se o seu negócio é viável?
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Todos os negócios que existem hoje um dia já foram ideias. Mesmo em negócios já consolidados, sempre há sugestões para melhorar algum ponto do processo. Porém, para além das ideias, é preciso começar a pensar em soluções reais e práticas para resolver os problemas dos clientes.

Um dos tópicos que você deve levar em consideração nessa fase de planejamento é a análise de riscos. Essa avaliação vai te permitir entender pontos que precisam ser melhorados para dar vida a um pensamento. E esse estudo deve ser feito sob algumas óticas de risco, o que apresentaremos neste post. Confira!

Atente-se aos riscos de sazonalidade no setor

A sazonalidade em um empreendimento indica movimentos muito bruscos em determinado período do ano. Esse fenômeno é reflexo de algum fator externo e pode ser visto, por exemplo, no aumento das vendas na época de Natal ou na elevação dos preços dos alimentos em períodos de estiagem.

O risco atrelado à sazonalidade pode ser amenizado se você fizer um planejamento financeiro que considere o impacto de aumentos ou diminuições sazonais. Prepare um plano de ações para esse período: se as contas fecharem mesmo em períodos sazonais, você reduz significativamente esse risco.

Entenda a situação econômica do país e do mundo

Na maioria dos casos, a situação da economia é o que dita o desempenho das empresas. Se a variação do Produto Interno Bruto (PIB) está negativa, por exemplo, isso representa menos renda na economia como um todo e, consequentemente, menos vendas para as empresas em geral.

Assim, você deve avaliar a macroeconomia local e também em contexto global. Se as coisas estiverem indo bem e houver geração de renda, os riscos da situação econômica para o seu negócio podem ser bastante mitigados. Comece avaliando o PIB, o desemprego, a inflação e as taxas de juros.

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Faça uma análise de riscos do desempenho do setor

Uma avaliação de riscos bem-feita também deve abarcar a situação econômica específica do setor. Isso quer dizer que você deve observar os números de desempenho e entender se o mercado de determinado produto ou serviço se encontra em estagnação ou em crescimento econômico.

Além da situação atual, é bom pesquisar também sobre o futuro, acompanhando as perspectivas de especialistas. Por exemplo, a perspectiva de alta nos preços dos combustíveis pode afetar particularmente um empreendimento de entregas em domicílio.

Estude a estrutura do mercado que você quer entrar

Por fim, outro fator de risco importante é a estrutura do mercado em que sua ideia de negócio está inserida. Você precisa identificar os concorrentes e entender o domínio do mercado, além de perceber como esses players se inter-relacionam.

Esse estudo permite ver se o mercado está formado sob monopólio, oligopólio ou concorrência. O monopólio acontece quando apenas uma empresa domina o mercado. Já oligopólio refere-se à dominação de algumas poucas empresas. E a concorrência designa um mercado competitivo.

Observe também se existem barreiras de entrada para novos concorrentes, como taxas exageradas e manipulação de fornecedores, por exemplo.

Como exposto, avaliar os riscos antes de colocar uma ideia em prática serve para melhorar o planejamento. Essa análise permite corrigir erros e observar novas perspectivas no planejamento. Assim, nota-se que é essencial considerá-la no processo de tomada de decisão.

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