Confira 5 dicas essenciais de como administrar o tempo

Confira 5 dicas essenciais de como administrar o tempo
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Muitas pessoas têm a sensação de estarem sempre cansadas, ou mesmo de que “não estão dando conta” de tudo o que têm para fazer por não saberem bem como administrar o tempo. Especialmente para aqueles que trabalham de forma autônoma, a dúvida em relação às prioridades e a falta de limites quanto ao horário de trabalho podem ser fatores muito prejudiciais.

A gestão de tempo consiste em planejar, listar e executar tarefas de forma ordenada, de modo a assumir compromissos com mais consciência e alcançar resultados mais efetivos, sem se privar do lazer ou sucumbir ao estresse. Talvez ela seja tudo o que você precisa para tornar o seu dia a dia mais produtivo e saudável.

Quer entender como fazer isso? Acompanhe abaixo nossas dicas de hoje.

1. Liste suas tarefas diárias

Quando você já começa o dia consciente do que tem para fazer, fica mais fácil de se organizar e você corre menos riscos de se esquecer de detalhes importantes. Para isso, é importante listar todas as suas tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. Faça isso já pensando no tempo aproximado que você deve levar para fazer cada uma, deixando sempre alguns respiros na sua agenda para eventuais imprevistos.

2. Organize seu ambiente de trabalho

como administrar o tempo: mesa organizada

coworking em BH

Se você quer separar de uma vez o trabalho da vida pessoal, pode ser que precise fazer isso fisicamente. Assim, reserve um espaço exclusivamente para o seu trabalho. Pode ser em um local da sua casa, em seu próprio escritório ou mesmo em uma sala de um espaço de coworking. O ponto principal é que esse ambiente deve estar sempre limpo e organizado, de modo que as suas ideias e o seu trabalho fluam melhor.

3. Faça pausas

Trabalhar o tempo todo, sem parar, na ânsia de terminar mais rápido pode surtir efeito reverso. Você fica mais cansado e o raciocínio se torna mais lento e difícil. A melhor estratégia, nesse caso, é fazer pausas estratégicas, nas quais você pode aproveitar para tomar um café, dar uma volta para espairecer, fazer telefonemas ou realizar quaisquer outras atividades que lhe tragam prazer e relaxamento. Você vai perceber que, quando voltar dessas pausas, se sentirá mais disposto e o trabalho fluirá melhor.

4. Evite distrações

Distrações durante o trabalho são uma grande armadilha. Você está desempenhando uma tarefa importante quando, de repente, para ver uma mensagem no WhatsApp. Depois, se lembra de que precisa trocar o sofá de casa e começa a pesquisar em lojas online de móveis. São essas pequenas distrações que acabam por prejudicar todo o seu cronograma. Assim, mantenha o foco e deixe os assuntos alheios ao trabalho para depois do expediente.

5. Utilize a tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de organizar o seu tempo. A partir de sistemas de automação, equipamentos adequados e plataformas com recursos que auxiliam na disposição das tarefas, é possível otimizar o seu tempo e obter resultados mais precisos, seja em termos de planejamento ou de controle.

Agora que você já entendeu um pouco sobre como organizar seu tempo, experimente colocar nossas dicas em prática. Você verá que o segredo para tudo isso se resume a uma palavra principal: planejamento. Quando você consegue planejar, de fato, cada etapa do seu dia e cumprir esse planejamento, os resultados são surpreendentes.

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