Como criar palestras de grande impacto? Aprenda aqui!

Como criar palestras de grande impacto? Aprenda aqui!
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Para ter sucesso, um palestrante deve possuir habilidades de comunicação que permitam estabelecer uma relação com os ouvintes. A oratória e a retórica, por exemplo, são pontos fundamentais a serem trabalhados por aqueles que desejam palestrar sobre algum tema.

A capacidade de falar em público sem se sentir inibido é também essencial, além de características como a pontualidade e boa memória.

Neste artigo listamos as principais qualidades de um bom orador para mostrar a você como criar palestras incríveis a partir de algumas técnicas simples. Acompanhe!

Aprenda ao máximo sobre sua audiência antes de falar

É preciso conhecer seu público, não apenas antes de falar para a plateia, mas antes de criar a palestra. O cliente ideal de uma pessoa é definido pelo conceito de persona, o qual é formado a partir de dados reais coletados de seus clientes reais por meio de pequisas de opinião.

De nada adianta, por exemplo, você montar uma palestra muito bem elaborada sobre desenvolvimento sustentável se o seu público for composto por milionários do petróleo, ou sobre as vantagens de manter uma dieta vegetariana para peões de rodeio.

Cada público tem suas demandas e necessidades e a melhor forma de identificá-las é perguntando a opinião para as pessoas envolvidas.

coworking em BH

Planeje sua apresentação para que você possa reduzi-la quando necessário

Uma vez identificada sua persona, suas necessidades e desejos, é hora de preparar a palestra em si. É importante ter em mente que o conteúdo deve ser abordado da forma mais simples e enxuta possível para que o público não fique cansado ou deixe de entender a mensagem que você quer passar.

Assim como um texto precisa ser editado para cortar palavras desnecessárias e tornar o conteúdo mais leve, as palestras devem passar por uma edição que a torne mais simples e objetiva. O público não apenas entenderá suas colocações de forma mais efetiva, como poderá desfrutar de sua palestra sem maiores esforços cognitivos.

Tenha tempo extra para chegar ao local do evento

A pontualidade é uma qualidade imprescindível para todo palestrante, afinal de contas, nada mais desagradável do que passar horas sentado esperando para que o evento finalmente tenha início. Quando o orador chega atrasado, encontra uma plateia cansada pela espera e hostil por ter engolido essa atitude deselegante, sem contar aqueles que não terão paciência para ficar esperando e irão embora.

O ideal é que o palestrante chegue cedo ao local onde irá se apresentar para evitar qualquer contratempo e resolvê-los caso ocorram. Os riscos existem, e os problemas que podem surgir e comprometer sua apresentação são vários, como problemas com equipamentos de som e imagem, incompatibilidade de softwares, falta de um documento etc.

Um palestrante precisar ter sempre em mente o que ele não pode fazer com seu ouvinte: não o canse, não o faça esperar e use a linguagem adequada para seu público. Essas qualidades somadas ao domínio da retórica certamente garantirão o sucesso que você almeja alcançar em sua fala.

Não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES. Se você gostou desta postagem sobre como criar palestras de impacto, compartilhe-a com seus contatos nas redes sociais para que este conteúdo possa ajudá-los também!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This