Como identificar se meu negócio é escalável?

baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Um empreendimento que oferece a possibilidade de crescimento, sem a necessidade de um grande aumento em seus investimentos, é a principal característica que mostra que o seu negócio é escalável.

Essa vantagem competitiva pode ter sido planejada desde o início da empresa, mas também pode ser percebida ou transformada ao longo do tempo de vida de um negócio.

Ter um negócio escalável dá ao empreendedor a possibilidade de ir além. Ou seja, quando a capacidade de produção e distribuição de sua empresa estiver esgotada e chegar ao seu limite, em um negócio escalável ainda será possível gerar mais lucros, sem ter que aumentar a produção direta, por exemplo.

Quer identificar se o seu negócio é escalável? Veja, abaixo, algumas características comuns a empresas desse tipo!

Facilidade de operação

Se a operação de seu negócio pode ser realizada por diversos tipos de profissionais, sem ser preciso um conhecimento muito específico para isso, esse é um ponto que indica que sua empresa pode ser escalável.

Além disso, negócios escaláveis são facilmente operados com poucos recursos, e quando dizemos isso, falamos tanto de materiais e infraestrutura quanto de mão de obra.

Potencial de expansão

Se você enxerga em sua marca um grande potencial de expansão, seja para a criação de novas linhas, para entrar em novos segmentos de mercado ou para estar presente em mais regiões, ela pode ser escalável.

Podemos exemplificar da seguinte maneira: se você dá aulas de determinada matéria em uma ou mais instituições, seu nome como professor é uma marca. Agora, você também pode utilizar essa mesma marca para vender produtos e serviços que vão além de aulas convencionais, como: cursos on-line, palestras, presença em eventos, consultorias empresariais, etc.

coworking em BH

O que vale aqui é que a sua marca, seja como profissional ou como uma empresa que vende outros tipos de produtos e serviços, tenha valores e propósitos muito bem definidos.

A partir do propósito da marca, você pode expandi-la em diferentes negócios, desde que estejam de acordo com esses valores iniciais, ou seja, mantendo a essência e o porquê do negócio.

Padronização de processos

Empresas que contam com processos padronizados, que seguem uma mesma linha de raciocínio e ainda dispõem de manuais de utilização e realização, por exemplo, têm grande potencial de escalabilidade.

Isso porque, caso o empreendedor queira aumentar seu faturamento e oferecer o seu produto ou serviço a um público ainda maior, ele poderá fazer isso trabalhando da mesma maneira, como se estivesse operando em uma escala menor.

E a vantagem dessa característica é que, se ela não está na empresa desde a sua fundação, pode ser implementada aos poucos, por meio de um bom planejamento, aumentando a escalabilidade de sua companhia e, consequentemente, o valor de sua marca.

Altamente replicável

Um negócio escalável normalmente oferece um modelo altamente replicável, o que acontece muito com empresas que, depois de um tempo de operação e padronização de processos, passa a comercializar as franquias da sua marca.

Ter um modelo de negócios que pode se adaptar com facilidade em diversos ambientes e até atender públicos distintos, dependendo do foco e necessidade do empreendedor, é um grande sinal de que seu empreendimento é escalável.

Acha que faltou falarmos de alguma característica importante quando um negócio é escalável? Deixe sua opinião nos comentários deste post! E não deixe de acessar as redes sociais da Synergyco Executive Offices

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This