Como montar slides incríveis e profissionais para sua palestra

Como montar slides incríveis e profissionais para sua palestra
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Uma boa palestra está sempre acompanhada de um recurso visual, seja ele o PowerPoint, Keynote, Prezi ou qualquer outro software que desempenhe um papel parecido. Ideais para complementar a oratória, ajudam também a manter a sequência do discurso e a reter a atenção dos ouvintes à mensagem transmitida.

O palestrante de sucesso tem em mente que a ferramenta é um recurso tecnológico utilizado como auxílio na condução da apresentação, e que os impactos negativos causados por sua má gestão podem ser devastadores.

Sabendo disso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar que o limite entre o interessante e tedioso, seja ultrapassado. Sendo assim, leitor, preparamos este artigo com orientações sobre como montar slides da maneira mais profissional possível. Acompanhe!

Por onde começar?

Para que se tenha um conteúdo atrativo, é importante elaborar o planejamento do material. Portanto, identifique o perfil do seu público, levante quais são as informações essenciais à apresentação e quais são as reações que se espera despertar.

Criar um roteiro é a melhor forma de organizar suas ideias. Esse é o momento em que você deve estruturar seu raciocínio, visando ser objetivo e tendo sempre em mente qual a abordagem proporciona aos ouvintes a melhor absorção do assunto.

Vale considerar, também, o tom de voz que será adotado durante palestra — algo mais enérgico, poético ou didático, condizendo com o desenvolvimento e dando a fluidez esperada para o evento —, e o tempo de permanência em cada slide.

Como compor o slide?

Não é necessário ser um expert no assunto para reconhecer uma apresentação feia e ruim. Adotar um padrão visual é altamente recomendado se a intenção for transmitir credibilidade. Logo, desenvolva uma ideia gráfica e diretrizes que permearão todos os slides do software escolhido, sem exceção, independentemente de quantos sejam.

coworking em BH

Cores, fontes e textos

Boas práticas podem ser apontadas para permitir a imersão do público, como a utilização de cores contrastantes entre o background e o texto, e a preocupação com a legibilidade das fontes. Não insira, de forma alguma, frases longas: o objetivo é utilizar apenas as palavras-chave do que será abordado, sempre voltando a atenção da plateia para o palestrante.

Imagens e gráficos

Ao montar slides, sempre que possível, adicione imagens relacionadas ao tema. Um erro banal — e muito comum — é se esquecer que a resolução de uma ilustração no monitor de um computador é diferente da resolução em um projetor. Certifique-se de buscar as que tenham boa qualidade e realize testes com antecedência.

Gráficos são ideais para dar embasamento ao que é dito, e nesse caso, sempre aponte as referências das estatísticas. Caso não saiba sua origem, deixe-o de fora.

Recursos audiovisuais

Evite a utilização de recursos audiovisuais: iniciar um vídeo ou uma música em um momento errado pode resultar na dispersão do público, dificultando a retomada da linha de raciocínio e prosseguimento da apresentação.

Elaborar uma palestra profissional requer atenção, metodologia e planejamento. Desprezar alguns detalhes pode aparentar despreparo e falta de conhecimento sobre o assunto, colocando em cheque o domínio do palestrante quanto ao tema abordado.

E então, leitor, aprendeu como montar slides que transmitam credibilidade? Acha que a informação foi útil?

Não deixe de acessar as redes sociais da SYNERGYCO EXECUTIVE OFFICES.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This