Como separar despesas pessoais das contas da empresa? Confira aqui

Como separar despesas pessoais das contas da empresa? Confira aqui
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Uma dificuldade encontrada por muitos empresários é saber como separar despesas pessoais das contas da empresa. Um erro cometido por muitos é pensar que, já que se trata do seu próprio negócio, as finanças se transformam automaticamente em “uma coisa só”. E, assim, eles seguem a vida, tirando um pouco do caixa para cobrir a conta de água de casa, usando parte do dinheiro da venda da moto para completar o aluguel da sala comercial.

Afinal, ambas as contas são suas, não é mesmo? Em teoria, realmente são, mas na prática não é bem assim que funciona. Separar as contas pessoais das empresariais é fundamental para mensurar os resultados reais da empresa e manter a organização financeira, de modo geral.

Entretanto, se você já se acostumou a misturar as contas, ainda há meios de voltar atrás. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas dicas de ouro.

Faça um diagnóstico financeiro

O primeiro passo para sair dessa confusão é fazer uma análise de quais os reais lucros da empresa e qual o valor das suas contas pessoais. Para isso, separe as despesas em duas tabelas: uma para a empresa e outra para a família. Lembre-se de incluir todos os itens, como o salário da empregada doméstica e os honorários do contador da empresa.

As retiradas devem ser feitas somente após a contabilização do dinheiro em planilhas e sistemas de controle da empresa, nunca antes. Caso contrário, você corre o risco de não saber de fato quanto entra e sai de dinheiro em sua própria empresa.

Busque ajuda

Embora pareça simples separar as despesas pessoais das contas da empresa, nem todas as pessoas conseguem fazer isso sem ajuda. Isso porque colocar essa ideia em prática envolve modificar hábitos do dia a dia. Entretanto você não tem que se sentir desamparado: existem inteligentes sistemas de gestão empresarial e assessorias especializadas  no mercado que permitem manter o controle de todas as entradas e saídas.

coworking em BH

Defina as retiradas

O lucro da empresa e o seu lucro, como empresário, também não são uma coisa só. É necessário reservar um valor para investimentos e melhorias para a instituição e outro para fazer retiradas mensais. Pensar apenas em seu próprio lucro e retirar tudo o que a empresa fatura pode levá-lo à estagnação.

O valor definido para as retiradas, por outro lado, deve ser justo e condizente com o porte do negócio. Ele não pode comprometer as contas da empresa. Se tiver dúvidas, na hora de defini-lo, você pode consultar a média salarial do mercado para a sua função.

Mantenha contas separadas

Tentar separar as finanças quando tudo acontece em uma única conta bancária pode ser bastante difícil. É por isso que o melhor a fazer é abrir uma conta em nome da empresa e utilizá-la para movimentar os pagamentos e recebimentos inerentes a ela. Assim, somente o valor definido para as retiradas é que vai para a sua conta pessoal.

Utilize as vantagens empresariais

Um plano de telefonia e internet empresarial podem trazer algumas vantagens sobre os pacotes destinados à pessoa física. Também há produtos financeiros e direitos que estão disponíveis somente para empresas. O ideal é conhecer essas vantagens para ter acesso a elas. Sendo assim, o carro, o telefone e energia elétrica da empresa não devem ficar em seu nome pessoal. E tenha bom senso na hora de aderir a empréstimos e outras regalias. Limite-se ao que será possível pagar depois. 

Uma vez aprendido como separar despesas pessoais das contas da empresa, cria-se novos hábitos que, com o tempo, passarão a fazer parte da sua realidade. A partir daí, tudo se tornará muito mais fácil.

Conferiu as nossas dicas? Se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This