Fluxo de vendas é um termo muito comum na área comercial, ainda assim, muitos empresários e empreendedores não sabem sobre a enorme importância de tal fator na lucratividade da empresa, e o papel que ela desempenha neste sentido.
Ter um fluxo de vendas bem estruturado e fundamentado é essencial na hora de aumentar os ganhos de seu empreendimento. Quer saber qual é a maneira correta para fazer isso? Então continue a ler o texto, e descubra como ter sucesso na lucratividade com o fluxo de vendas!
Faça uma análise de seus clientes
O primeiro passo para fazer um bom controle do fluxo de vendas do seu negócio é produzir um estudo adequado de sua clientela. Por que os clientes compram os seus produtos? De que forma os consomem?
Normalmente, as razões para se fechar negócio com uma pessoa (seja jurídica, seja física) gira em torno da relação custo-benefício daquela mercadoria ou serviço. De forma geral, as pessoas costumam consumir daquela empresa que oferece redução de riscos na transação, ao mesmo tempo que proporciona maior economia e expansão de benefícios.
Depois desse primeiro estudo, é conveniente fazer uma boa avaliação quanto ao preço que esses consumidores costumam gastar naqueles bens. Isso porque o preço de um produto tem usualmente relação direta com o tempo e a tomada de decisão de compra de alguém, para ficar com o que já conhece ou mudar seus hábitos de consumo.
Por final, a última parte da avaliação de sua clientela diz respeito à análise de tempo que estas pessoas levam para fechar um acordo. A relação normalmente é essa: quanto maior for o investimento inicial, maior será o tempo levado para a tomada de decisão. Portanto, negócios que exigem um menor valor inicial podem ser fechados mais rapidamente.
Faça uma apropriada abordagem do cliente
Depois de traçar um perfil detalhado de seus clientes já existentes e daqueles em potencial, chegou a hora de colocar sua estratégia em ação! Use todas as informações que coletou a fim de elaborar uma abordagem eficiente para os consumidores que procura conquistar.
Logo em sua primeira conversa, procure apurar se há chances reais daquele consumidor de mudar de empresa e o ponto em comum entre os interesses de ambos os lados.
Em um segundo momento, vale adaptar o que oferece no mercado aos requisitos do cliente, de forma a torná-lo mais atraente para os consumidores. É preciso fazer uma boa avaliação de diversos aspectos, entre eles o orçamento e a capacidade da empresa, a fim de elaborar o melhor plano de abordagem.
Aprenda a fazer um bom fechamento de acordos
Depois de levantar as informações necessárias acerca dos consumidores, vem o momento de apresentar uma proposta de negócio. A hora de mostrar os benefícios de seu serviço ou produto em relação aos concorrentes, e o que os clientes têm a ganhar ao se converterem em seus consumidores.
Para tanto, é importante já ter feito um levantamento prévio das expectativas e limites de investimento do cliente, além das razões que o estão levando a buscar o serviço ou artigo.
Calcule bem seus preços
É claro que o serviço mais atraente para um cliente é aquele de menor custo, no entanto, para a empresa prestadora do serviço é crucial calcular bem este preço. O ideal é chegar a uma média que seja competitiva dentro do mercado, mas que não prejudique a qualidade de seu serviço ou a atuação de seus profissionais.
Estime seus preços sem que você fique apertado e sem poder de fogo na hora de oferecer eventuais descontos ou vantagens para os clientes.
Você tem interesse em saber mais sobre o papel do fluxo de vendas para o sucesso de um negócio? Entre em contato com a Synergyco Business And People Development, e entenda como podemos ajudá-lo!