Para quem é empreendedor, ter um escritório para atender clientes e encontrar parceiros faz uma grande diferença. Porém, a primeira dúvida que surge aqui é a escolha entre um escritório próprio ou coworking. Como saber qual é a melhor para maximizar o seu potencial?
Dependendo do tipo de negócio que você realiza, de suas rotinas e do tamanho da equipe, pode ser que uma dessas opções seja mais rentável. Para lhe ajudar a entender, vamos explicar a diferença entre esses formatos e como você pode fazer a melhor escolha. Acompanhe.
Quais são as diferenças entre escritório próprio e coworking?
O escritório tradicional já é uma figura conhecida pela maioria das pessoas. Pode ser desde uma única sala para um profissional autônomo, até vários andares acomodando cada setor.
Já os espaços de coworking são como “escritórios comunitários”. Neles, você aluga um número de estações de trabalho em uma área compartilhada com outros profissionais e empresas, não tendo necessariamente uma estação fixa.
O que avaliar ao escolher escritório próprio ou coworking?
Antes de decidir entre um ou outro, você deve conferir os seguintes pontos:
- infraestrutura necessária: preservação do ambiente, segurança, entre outros aspectos que afetam a qualidade de vida dos colaboradores;
- orçamento disponível: ao montar um escritório, você deve levar em conta se pode arcar ou não com o investimento;
- demandas da equipe: o escritório deve ter todos os recursos necessários para o trabalho da equipe, incluindo espaço, rede elétrica, etc.
Quais são as principais vantagens dos espaços de coworking?
Apesar de o escritório próprio ainda ser o mais comum, também há vários benefícios em optar pelos espaços de coworking. Confira aqui alguns deles.
Otimização de custos
Boa parte das despesas em um ambiente de trabalho vem do aluguel e de gastos comuns, como luz e água. A longo prazo, alugar estações de trabalho em uma área de coworking traz menos custos, pois você não precisa manter todo o escritório.
Maior flexibilidade
Com o tempo, seu negócio pode passar por momentos de crescimento e retração, o que cria a necessidade de expandir o escritório ou faz com que uma parte dele perca a utilidade. Nos espaços de coworking, você tem mais flexibilidade para se adaptar, bastando mudar o número de estações de trabalho locadas.
Facilidade para obter o melhor ponto comercial
Seja para escritório próprio, seja para coworking, a localização faz uma grande diferença em seu desempenho, pois define a acessibilidade do seu ponto comercial. Conseguir uma boa localização é indispensável para obter a maior visibilidade da marca.
Oportunidade de networking
Outra vantagem de escolher o espaço de coworking é justamente o fato de ele ser compartilhado. Você e sua equipe estarão próximos a vários outros profissionais e empresas, criando muito mais chances de estabelecer contatos, firmar parcerias estratégicas e promover a inovação.
Agora que você tem essas informações, pode escolher seu escritório próprio ou coworking com mais segurança. Basta pesquisar um pouco para encontrar o melhor espaço, que tenha todos os recursos necessários para o seu trabalho.
E se você quer encontrar o seu espaço agora mesmo, entre em contato com a Synergico e conheça nossos diferenciais.