Conheça 4 dicas de como desenvolver a escuta ativa!

Conheça 4 dicas de como desenvolver a escuta ativa!
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A escuta ativa é uma maneira de melhorar o seu atendimento, atribuir qualidades positivas ao seu posicionamento no mercado e gerar visibilidade para o seu negócio. Isso porque a pessoa com quem você dialoga também quer falar sobre os seus problemas e levar até você informações fundamentais sobre como pode ser ajudada.

Ainda que muitas pessoas se classifiquem como bons ouvintes, não são muitas aquelas que conseguem se comunicar nesse formato, por isso, a escuta ativa, além de teoria, é também prática. Pensando nisso, neste post vamos explicar a você o que é a escuta ativa, como desenvolvê-la e quais são os seus benefícios. Acompanhe!

O que é a escuta ativa?

A escuta ativa é uma técnica de diálogo em que o ouvinte realmente tem uma participação com a sua escuta. Ele será capaz de compreender e interpretar o que foi dito de forma que seu interlocutor realmente seja ouvido. Isso porque, muitas vezes, quando estamos escutando alguém, acabamos por desviar a nossa atenção, mesmo que sem querer. Porém, uma distração pode prejudicar a comunicação.

Para que funcione é importante desenvolver um interesse genuíno no que você ouve, pois assim será possível estreitar o laço com os seus companheiros de trabalho e clientes, tendo uma comunicação clara, de forma que ajude a resolver conflitos diariamente.

Qual a sua importância no processo de vendas?

Com a escuta ativa você será capaz de desenvolver a sua atenção para as palavras que são ditas pelos seus clientes, além de perceber o seu tom de voz e os seus gestos. Dessa forma, você terá a oportunidade de conhecê-los melhor e trazer soluções que sejam mais certeiras.

A escuta ativa sai na frente, pois muitos vendedores focam nas vendas e não na pessoa que está fazendo a compra, e o consumidor percebe quando isso acontece. Então, quando eles percebem que são valorizados e notam que o que é dito tem importância, sentem que o diálogo é benéfico e a empresa realmente está preocupada em levar o melhor para os seus usuários.

Como desenvolver uma escuta ativa?

Se você quer aumentar o seu número de clientes, veja as dicas que trouxemos para desenvolver uma escuta ativa!

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1. Evite distrações no momento do diálogo

Evite olhar celular ou relógio durante a conversa, caso contrário passará a impressão de pressa ou impaciência. Além disso, se possível, silencie as notificações, oriente os seus colaboradores para interromper apenas em caso de emergência e opte por um local silencioso.

2. Dê ao interlocutor tempo necessário para a comunicação

É importante não interromper o seu interlocutor. Dê tempo e espaço para que ele diga tudo o que sente que precisa dizer. Durante alguns momentos você pode validar o que foi dito por ele da seguinte forma: 

  • repita o que você ouviu literalmente;
  • parafraseie o que você ouviu usando as suas próprias palavras.

Dessa forma, você conseguirá demonstrar que está realmente ouvindo.

3. Aguarde seu momento de falar e faça perguntas

Quando for o momento, você poderá falar e, se possível, fazer perguntas relevantes sobre o assunto. Algumas perguntas mais fechadas podem causar uma impressão negativa, considerando que o cliente concluirá que você deseja apenas vender o produto.

4. Tente ser impessoal

Muitas vezes é difícil, mas não deixe que as suas perspectivas pessoais interfiram no seu julgamento sobre o que está ouvindo. É preciso saber lidar com opiniões divergentes e, por isso, compreenda que cada pessoa tem uma experiência e isso é o que nos faz diferentes.

Quais os benefícios da escuta ativa?

A escuta ativa pode trazer inúmeros benefícios para a percepção que as pessoas têm de você e da sua empresa. Veja quais: 

  • gera confiança;
  • cria relações positivas;
  • estimula o trabalho em equipe;
  • diminui os conflitos;
  • aumenta o sentimento de segurança;
  • traz mais retorno nas vendas;
  • estreita o laço entre vendedor e consumidor.

Notou como a escuta ativa vai além de ouvir? É preciso estar presente e realmente desenvolver interesse pela fala do outro. Seguindo essas dicas você conseguirá praticar e obter todas as vantagens que esse método propõe.

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