Você já pensou em abandonar o “escritório” em casa para trabalhar em um espaço mais apropriado para os negócios? Ou, quem sabe, cortar custos deixando de pagar o caríssimo aluguel e a manutenção do seu escritório atual? Um mundo mais conectado apresenta novas necessidades e, por isso, muitos empresários já apostam nos escritórios compartilhados como forma de integração e redução de custos.
Ficou curioso para saber mais? Então confira, logo a seguir, os principais benefícios do escritório compartilhado!
Compartilhamento de espaços corporativos: uma nova realidade
Basicamente, um escritório compartilhado ou co-working é um espaço de trabalho ocupado por diferentes empresas e freelancers atuando no mesmo ambiente, mas com um espaço físico reservado para cada um, que pode ser tanto uma sala quanto uma baia individual.
O compartilhamento, no entanto, vai muito além do espaço físico: é possível trocar ideias, contatos e até experiências dessa forma. Além disso, essa alternativa é muito mais barata do que a manutenção dos escritórios convencionais, visto que, no aluguel, já estão inclusas as despesas mensais e até serviços. Os executive offices, espaços mais sofisticados, oferecem salas executivas, sala de reuniões, cozinha montada e outras comodidades, além de serviços diários de limpeza e copa, recepção, telefonia, internet, guarda de correspondência e serviço de recados.
Bom ambiente para os negócios
Quando um cliente em potencial está na porta ao lado, fica muito mais fácil fazer negócios, certo? Um dos principais benefícios do escritório compartilhado é, portanto, a facilidade de acesso às outras empresas, que certamente podem necessitar justamente do serviço ou produto que você oferta. Parcerias, permutas ou, simplesmente, a contratação do serviços, tudo isso se torna mais fácil para o empreendedor.
E mais: como o grupo de empresas em um escritório compartilhado é bem heterogêneo, você pode encontrar fornecedores de produtos e serviços logo ao seu lado, o que garante comodidade e parcerias duradouras e eficazes.
Troca de informações e networking
Outro ponto positivo proporcionado pela interatividade entre as empresas e freelancers é a troca de informações e a ampliação da rede de contatos. Ao compartilhar o mesmo espaço corporativo, tanto os gestores quanto os profissionais que atuam nas diferentes empresas podem trocar experiências e incrementar o networking.
Para qualquer empresário, informações e contatos são fundamentais, principalmente para a geração de insights importantes sobre o rumo da empresa.
Economia garantida
Não importa se estamos falando de um profissional autônomo, de um micro ou pequeno empresário ou até de empresas maiores. O escritório compartilhado é garantia de economia em qualquer modalidade. Em muitos casos, o valor do aluguel e a manutenção de um escritório pode até ser uma ameaça às finanças da empresa. No caso do escritório compartilhado, além de garantir um ambiente propício aos negócios e à troca de informações que mencionamos anteriormente, haverá considerável redução de custos com aluguel e manutenção de um escritório individual.
Além disso, o administrador do espaço compartilhado garante toda a infraestrutura e o suporte para que a sua empresa funcione, inclusive, em alguns casos, contando com o apoio de secretárias, entre outros serviços.
Um estímulo para o desenvolvimento
Novas experiências, parcerias e, é claro, uma grande economia para o empresário. Além disso, livre das tarefas relativas a infraestrutura, o empresário pode manter o foco no que é mais importante: os negócios. Todos esses benefícios do escritório compartilhado contribuem muito para o desenvolvimento da empresa como um todo. Não é por acaso que tantas empresas têm buscado cada vez mais esse tipo de solução, conseguindo excelentes resultados.
Gostou de conhecer os benefícios do escritório compartilhado? Ficou com alguma dúvida? Que tal deixá-la nos comentários?