O que é Gestão do Conhecimento e qual a importância para o negócio?

O que é Gestão do Conhecimento e qual a importância para o negócio?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

O mundo dos negócios vai muito além dos muros (que, muitas vezes, não são nem físicos) de uma empresa. Para tomar decisões com consciência, é necessário entender minimamente sobre o cenário político, econômico, comercial e técnico da sua área e, até mesmo, de outras. Ter uma visão ampla disso tudo é o que chamamos de gestão do conhecimento.

Podemos dizer que entender o mundo ao seu redor e todas as suas complexidades é questão primordial para gerir um negócio. O que acontece é que, muitas vezes, o pequeno empreendedor acredita que isso não se aplica também a ele. Entretanto, a necessidade de afirmação de sua marca no mercado pode fazer com que esse entendimento seja ainda mais necessário.

Quer conhecer melhor o conceito de gestão do conhecimento e por que aplicá-lo? Acompanhe este artigo especial sobre o assunto.

Afinal, o que é gestão do conhecimento?

Dados e informações não são conhecimento. Decorar números soltos, como estatísticas ou datas, pode se tornar uma verdadeira ação sem propósito. Assim, o conhecimento consiste em transformar tais “peças” em conclusões relevantes, que podem ser aplicadas na prática. Ao longo dos anos, tal teoria foi sendo validada a partir de pesquisas e experimentos.

Outro ponto importante da gestão do conhecimento é a seleção. A tecnologia faz com que recebamos muita informação diariamente. Por essa razão, precisamos escolher o que absorver. Selecionar o que é realmente relevante ajuda você a focar a sua energia em produzir conhecimento que fará a diferença no desenvolvimento da sua empresa.

coworking em BH

Por que implantar tal conceito?

A gestão do conhecimento traz diversos benefícios para a sua empresa. Implantá-la significa que você ficará à frente da concorrência, já que contará com requisitos concretos para planejar e colocar em prática ações futuras. Para você entender melhor, veja apenas algumas das vantagens dessa ferramenta.

Melhora o acesso ao conhecimento

Como dissemos, o conhecimento é o resultado da contraposição de dados, uma maneira de traduzir números e afirmações, que podem parecer vagas em um primeiro momento, em mensagens para ações futuras. Assim, a gestão da informação traz a consciência de que ela precisa ser acessada, selecionada e transformada para, de fato, beneficiar a empresa.

Traz vantagem competitiva

Nem toda empresa tem esse trabalho. Algumas ainda acreditam que podem se basear em “achismos” ou informações genéricas para tomar suas decisões. Entretanto, quando o conhecimento engloba consciência, é muito mais provável que suas ações tenham bons resultados.

Isso significa que aplicar a gestão do conhecimento é sinônimo de estar alguns passos à frente da concorrência.

Como se pode ver, a gestão do conhecimento é uma forma inteligente de levar as informações necessárias para a sua empresa, de modo a fazê-la prosperar e se adequar ao que é esperado no mercado. Não se trata de dados soltos ou suposições, estamos falando em estudos de situações passadas e comportamentos recorrentes que muito têm a dizer sobre as projeções futuras.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a outros similares.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This