Se a empresa buscar as informações certas, o trabalho em equipe pode melhorar muito. A produtividade dos colaboradores deve ser um foco constante nesse processo, pois é justamente o que garante a qualidade das atividades desempenhadas.
Existem alguns erros comuns, cometidos logo no início da implementação de um novo negócio. Por isso, é preciso pesquisar bastante antes de tomar decisões que estabelecem o pano de fundo para todas as relações dentro de uma empresa, já que será muito difícil mudar isso depois.
Pensando em te ajudar com essas decisões, separamos 4 passos importantes para melhorar o trabalho em equipe e a produtividade. Acompanhe:
1. Invista em estruturas dinâmicas
Ambientes voltados para o ensino, por exemplo, necessitam de recursos específicos para facilitar o aprendizado. Um restaurante, por sua vez, requer toda uma preocupação com iluminação, cores, conforto, etc. Logo, por que não se preocupar com a estrutura de um escritório, buscando uma configuração compatível com a essência do negócio?
Sabendo que cada tipo de trabalho tem uma série de exigências específicas, como foco na comunicação e equipes bem distribuídas, é necessário um planejamento que evite problemas futuros causados por um ambiente inadequado. Hoje, existem formatos inovadores que permitem um compartilhamento maior de informações e uma maior conexão entre colaboradores.
2. Substitua competição por cooperação
Muitas empresas estão construídas sobre uma cultura competitiva, focada no ego de colaboradores e líderes e gerando, assim, um excesso de individualismo que pode trazer mais prejuízos do que benefícios.
Internamente, a competição não é benéfica para a empresa. Sabendo-se que o trabalho em equipe exige habilidades sociais que ultrapassam os interesses próprios, é melhor investir na cooperação. Superação é o termo mais adequado quando o que se quer é ultrapassar limitações individuais. Essa, sim, deve ser estimulada, já que consiste em que os indivíduos queiram ser cada vez melhores para si mesmos, em vez de tentar atender a padrões vindos de outras pessoas.
Esse tipo de cultura voltada para a competitividade gera a famosa expressão “mostrar serviço”, além de incentivar comportamentos do tipo “puxa-saco”. Já o espírito coletivo gera comportamentos mais espontâneos, fortalecendo vínculos e criando, de fato, um time comprometido com o sucesso, isto é, uma equipe altamente conectada.
3. Apare arestas no trabalho em equipe
Aresta é um termo da geometria que significa o ângulo saliente que se forma na união de duas retas. A expressão “aparar arestas”, neste caso, significa diminuir os empecilhos, tirar pontos de estagnação em comunicação, tarefas, estrutura, etc. É buscar o caminho mais simples sem perder qualidade.
Lembrando que, quanto menos burocracia, mais tempo se tem para executar tarefas importantes. Muitas vezes, o excesso de etapas e, até mesmo, de hierarquia são o que forma essas arestas. Em empresas muito centralizadoras, por exemplo, é comum líderes quererem participar de tudo, diminuindo a autonomia da equipe, o que pode levar a uma falta de confiança dos colaboradores e resultar em processos lentos.
4. Não economize no feedback
Para manter a produtividade da equipe, além de investir em sistemas motivacionais, é importante o líder não economizar no feedback, tanto positivo quanto negativo.
Quando se conhece o grupo profundamente e se estabelece uma relação de confiança, o feedback é assimilado mais facilmente. É importante destacar também que tal ferramenta é um importante canal de diálogo entre equipe e lideranças, onde ambas as partes têm a oportunidade de verbalizar dúvidas, queixas e elogios.
De forma geral, é melhor ter um grupo que tenha motivação espontânea e também tomar as decisões para motivá-los. Com críticas, elogios, cooperação e uma comunicação fluida dentro da empresa é que se aumenta o trabalho em equipe e a produtividade.
Conseguimos te ajudar a dar os primeiros passos para estabelecer um ambiente cooperativo na sua empresa? Com certeza você também já andou desenvolvendo suas próprias ideias sobre o assunto. Que tal compartilhar essas ideias com a gente aqui embaixo, nos comentários?