As metas SMART são um conceito cada vez mais adotado no mundo corporativo pelas empresas que buscam estruturar seus objetivos, tornando-os claros, mensuráveis e alcançáveis.
Mas engana-se quem pensa que esse conceito é aplicável apenas em empresas; diversos profissionais liberais já aderiram ao SMART em busca de melhorar seus desempenhos e resultados.
Neste artigo, vamos explicar o que são as metas SMART e como elas podem ajudá-lo a planejar e executar suas ações. Acompanhe!
O que são as metas SMART?
Para entender o que de fato significa o termo SMART, precisamos decifrar o que cada letra dessa sigla indica. Veja abaixo.
Specific (Específica)
Quando o empreendedor cria uma meta, é importante que ela seja clara e precisa, sem ambiguidades ou generalizações. Por exemplo, se o seu foco é aumentar o faturamento, defina um valor e um período, como “quero aumentar o meu faturamento em 20% até o final do ano”.
Measurable (Mensurável)
O que não pode ser medido não pode ser gerido, ou seja, suas metas precisam estar pautadas em valores. Em vez de “quero aumentar minha cartela de clientes“, defina a quantidade de clientes com base em sua expectativa de crescimento.
Achievable (Alcançável)
Uma meta inalcançável leva à desmotivação, seja no início, quando você já sabe que é praticamente impossível chegar lá, ou no meio, quando percebe que ainda falta muito para alcançá-la.
Seja ambicioso, mas considere suas limitações e recursos. Você pode, por exemplo, tentar diferenciar-se de seus concorrentes antes de pensar em ser o melhor profissional do mercado.
Relevant (Relevante)
Não adianta criar metas de forma burocrática, apenas para cumprir uma agenda; é importante que os objetivos sejam realmente relevantes para o seu negócio, suas ambições e valores como profissional liberal.
Time-bound (Temporal)
As metas precisam ter um prazo ou um período para contar ciclos. Isso ajuda a criar um senso de urgência e permite verificar o andamento dos objetivos, se estão adiantados ou atrasados, por exemplo.
Como usar as metas SMART sendo um profissional liberal?
Para que um profissional liberal tenha sucesso utilizando o conceito SMART, ele deve, primeiramente, definir seu objetivo principal: o que você quer alcançar com seu trabalho? Qual é a sua visão de sucesso? Escreva o seu objetivo de forma clara e concisa.
Depois, divida sua meta em objetivos menores para facilitar a implementação e a mensuração. Por exemplo, você quer crescer 12% ao ano? Por que não estabelecer uma meta mensal de 1% de crescimento, ou uma meta trimestral de 3%? Quanto mais próximo o objetivo, maior será a sensação de realização, e você aprenderá a gostar do processo e não apenas do resultado.
Crie um plano de ação
Após definir as metas e dividi-las em pedaços menores, é hora de tirá-las do papel. Para isso, você precisa criar um plano de ação que defina como vai executar o plano, de quais recursos precisará, os prazos e as responsabilidades — o que você fará e o que delegará.
Monitore e avalie o seu progresso
O monitoramento do progresso é fundamental, tanto para saber como está seu desempenho quanto para recalibrar a rota, caso seja necessário fazer mudanças. Para isso, você deverá definir as ferramentas e indicadores que utilizará para esse monitoramento.
Quais são os benefícios de ter uma boa gestão de metas?
Com uma boa gestão de metas, você consegue manter suas prioridades, otimizar o tempo, evitar distrações e procrastinações. Além disso, consegue estabelecer padrões de qualidade para seguir, tendo uma base para análise de suas habilidades e dos erros que precisa corrigir.
Ainda, as metas mensuráveis e alcançáveis aumentam sua sensação de realização, motivando-o e aumentando seu bem-estar. Você não trabalhará apenas por trabalhar; buscará uma meta com prazo e objetivo em forma de valor.
As metas SMART são uma ferramenta poderosa para planejar e executar suas ações, contribuindo assim para o seu negócio. Ao usar esse conceito, você consegue definir objetivos claros, mensuráveis e alcançáveis, alinhados com sua missão, visão e valores, e com prazo definido para serem cumpridos.
Gostou deste artigo? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas e conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e inovação. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.