Você sabe o que são OKRs? OKR significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) e é uma metodologia de gestão criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove. Essa abordagem ganhou destaque quando foi utilizada por John Doerr, um dos primeiros investidores do Google, em 1999.
De maneira simplificada, os OKRs podem ser entendidos como uma fórmula para definir metas, onde o “Objetivo” é seguido por um conjunto de “Resultados-Chave”.
Neste artigo, exploraremos o significado dos OKRs e destacamos três vantagens cruciais que podem impulsionar o seu negócio. Confira!
Quais são os componentes principais do OKR?
Para entender de fato o que são OKRs, precisamos definir seus componentes principais, que são: objetivos e resultados-chave.
Objetivos
Os objetivos são as metas que a empresa deseja alcançar, ou seja, apontam para a direção desejada. Quanto mais claro for esse objetivo, mais fácil será para a sua equipe imaginar os impactos que serão obtidos ao atingi-los.
Resultados-Chave (KR)
Os resultados-chave são mensuráveis e indicam o sucesso na realização do objetivo quando alcançados. Por exemplo, se um objetivo é aumentar a visibilidade da marca, um resultado-chave pode ser aumentar em 30% o número de seguidores nas redes sociais. Essa clareza na definição de metas é fundamental para o sucesso da metodologia OKR.
Quais são as vantagens dos OKRs?
Neste tópico, vamos entender os impactos positivos que os OKRs podem trazer para uma empresa. Confira as principais vantagens que as empresas obtêm ao implementá-los.
Possibilita que a equipe foque no que importa
A partir do momento em que a equipe trabalha com objetivos claros e mensuráveis, os esforços são direcionados ao que realmente importa. O resultado é uma redução no desperdício de tempo e energia em atividades que não vão entregar resultados para o crescimento do negócio.
Cada colaborador fica ciente das prioridades da empresa e passa a trabalhar conforme as métricas e indicadores que levarão ao objetivo.
Facilita a adaptabilidade e agilidade
As OKRs devem ser implementadas em ciclos, predefinidos no plano de ação, que agilizam as entregas e possibilitam a adaptabilidade segundo a necessidade de mercado ou demais prioridades estratégicas de cada negócio.
Usando nosso exemplo anterior sobre engajamento em redes sociais, se em um ciclo o resultado-chave era aumentar em 30%, mas vocês conseguiriam 25%, no próximo OKR vocês poderão ajustar o plano de ação para tornar o processo ainda mais eficiente, com foco no objetivo.
Fortalece o senso de pertencimento da equipe
Ao definir os objetivos e os resultados-chave que a empresa deseja alcançar, há uma maior transparência dos processos. Nesse cenário, os colaboradores passam a entender de forma prática como o seu trabalho contribui para as necessidades da empresa.
Como implementar os OKRs com sucesso?
Em meio a todas as vantagens oferecidas pelos OKRs, é crucial destacar a importância de uma boa gestão de metas. A implementação bem-sucedida dos OKRs requer uma abordagem disciplinada, comunicação transparente e monitoramento regular do progresso.
Mantenha a disciplina e consistência
Não há como implementar os OKRs sem disciplina e consistência, afinal, estamos falando de um processo que exige alinhamento e avaliação periódica. Por isso, é importante seguir à risca o cronograma de reuniões após cada ciclo, para a análise de resultados e revisões de metas.
Tenha clareza e transparência na comunicação
Não há alinhamento na gestão de metas sem uma boa comunicação, pois todos na equipe precisam ter compreensão clara dos objetivos da empresa e de suas atribuições individuais para atingir os resultados-chave.
Os OKRs representam mais do que uma simples metodologia de gestão. Eles oferecem uma trilha que auxilia o gestor na definição, execução e monitoramento de metas. O resultado é um alinhamento entre execução e objetivo, reduzindo o desperdício de tempo e os custos com atividades que não geram valor real para a empresa.
Gostou do post? Comente abaixo e diga se a sua empresa utiliza os OKRs ou outras ferramentas para o alinhamento entre objetivos e o resultado esperado.