Por que o networking é fundamental para a sua carreira

Por que o networking é fundamental para a sua carreira
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente, ter um bom currículo, uma formação acadêmica completa, especializações e domínio de outros idiomas, são requisitos básicos — mas nem sempre suficientes para conquistar uma trajetória de sucesso, promoções, novas oportunidades ou uma recolocação profissional. Além disso, é necessário contar com uma rede de contatos ampla e eficiente.

O networking é considerado uma poderosa ferramenta, capaz de alavancar a carreira do profissional, proporcionar maior destaque e aumentar a empregabilidade, através da construção de relacionamentos verdadeiramente produtivos. Porém, é preciso administrar toda a sua rede de contatos de forma correta e constante, com a finalidade de estreitar laços, compartilhar informações e conhecimentos e, ainda, fomentar parcerias positivas. Confira como fazer isso no artigo de hoje!

A importância do networking para o profissional

No universo corporativo, a qualidade das relações interpessoais é determinante para o desempenho dos profissionais, das equipes e para os resultados dos negócios. Neste processo, é preciso considerar também a necessidade de formar uma imagem, a reputação, seguindo os conceitos de personal branding. Assim, é mais fácil ampliar o networking e atrair o interesse de recrutadores.

É possível aprender, aprimorar competências e contar com a influência e a indicação de outros membros da rede de contatos, facilitando a identificação de demandas do mercado e candidatos potenciais.

A rede de relacionamentos para a empresa

Atualmente, a construção de uma boa rede de relacionamentos deve estar entre as prioridades de qualquer empreendedor, com a finalidade de produzir novas oportunidades de negócio. E, para tanto, é ideal manter o foco em profissionais e empresas que possam se tornar aliados importantes, como clientes, fornecedores, parceiros, sócios ou colaboradores.

Você deve compreender que o networking é um processo de criação de relacionamentos, motivados por interesses comuns. Através destas conexões reais, a rede de contatos pode ser expandida de forma espontânea e passar a ser direcionada a um público-alvo, trazendo referências assertivas ao seu negócio.

coworking em BH

Como manter um networking eficiente?

Para ter um networking eficiente, é fundamental conhecer os profissionais certos e, para isso, frequente cursos de atualização, palestras, seminários e convenções, relacionados à sua área de atuação. Porém, para que a sua estratégia seja assertiva nestas situações, é preciso se expor, buscar novos contatos e conversar com diferentes pessoas. Neste sentido, também é essencial manter-se informado sobre o mercado, economia, tendências e tecnologias, para que sua participação seja mais ativa nestes eventos — deve haver uma estratégia para a abordagem, de modo que a aproximação seja bem-sucedida.

As redes sociais também colaboram muito para a manutenção e ampliação do networking. O LinkedIn, em especial, permite a localização de profissionais, por meio de interesses específicos. Além disso, existem vários grupos de discussão e a possibilidade de publicar seus próprios artigos na plataforma. Essas funcionalidades criam condições para um maior destaque do profissional.

É importante lembrar que a apresentação nas redes sociais também exige atenção, por isso, mantenha o seu perfil sempre atualizado. Além disso, saiba que Facebook, Twitter e demais redes sociais, transparecem as preferências e valores pessoais do profissional, que devem estar alinhados a imagem pretendida.

Mas, para manter um contato efetivo, é necessário investir em uma comunicação recorrente. A interação através das redes sociais, comentários agregadores, troca de ideias e até mensagens de aniversário, garantem um contato mais próximo e amigável.

Entenda que, para construir um bom networking, não se deve estabelecer apenas relações pontuais, de interesse imediato. É essencial que tenha todos os outros elementos, como aprendizado, troca de informações e colaboração. Desta maneira, sua rede de contatos será eficiente, de ajuda mútua, tendo como objetivo principal o desenvolvimento profissional.

Como você custa lidar com a sua rede de contatos? Você já fazia o networking da maneira correta? Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas e novidades!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This