5 boas práticas de como criar um programa de mentoria

5 boas práticas de como criar um programa de mentoria
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Experiência é um dos melhores professores que existem. Quanto mais situações um profissional já conhece, mais capaz ele é de responder de forma rápida e eficiente. Porém, isso não significa que todo novo colaborador precisa aprender por tentativa e erro. Você pode passar a experiência do seu time atual para frente usando um programa de mentoria.

Nesse modelo de treinamento, um profissional mais experiente atua como mentor, ensinando novos colaboradores, os mentorados, sobre como o trabalho se dá na prática. Se for bem aplicado, esse método traz resultados mais expressivos, pois a nova equipe absorve tanto o conhecimento técnico envolvido na tarefa quanto as particularidades da sua empresa.

Acompanhe e veja aqui algumas boas práticas para criar um programa de mentoria de sucesso em seu negócio.

1. Esclareça seus objetivos

Pode parecer óbvio falando assim, mas muitos gestores esquecem de definir metas claras para o seu programa de mentoria. Não é tão simples quanto colocar um profissional experiente e um grupo de novatos na mesma sala. Pense em quais funções precisam ser preenchidas e como esse programa pode preparar a nova equipe para arcar com essas responsabilidades.

2. Escolha o tipo ideal de mentoria

Existem várias formas de fazer uma mentoria, dependendo dos seus objetivos e recursos disponíveis. Os principais tipos são:

coworking em BH
  • Individual: mentoria feita um a um, com apenas um mentor e um mentorado;
  • Em grupo: um único mentor é responsável por instruir vários mentorados ao mesmo tempo;
  • Online: as sessões de mentoria são realizadas por meio da internet, podendo ser em grupo ou individuais.

Cada opção tem seus prós e contras, os quais devem ser considerados em seu planejamento.

3. Defina cada etapa

Após escolher o melhor tipo, o próximo passo é definir quais serão as etapas do programa. Quais são os tópicos a serem abordados, quais mentores atuarão em cada estágio, quais serão os dias, horários e quando o programa será encerrado. Isso ajuda você a acompanhar o progresso com mais clareza.

4. Faça uma análise de desempenho

Antes de iniciar o programa de mentoria, o ideal é ter um ponto de referência para as habilidades da sua nova equipe. Assim, você pode avaliar melhor não só o resultado, mas também o progresso feito ao longo do caminho. Para isso, você pode aplicar testes iniciais para cada mentorado, ajudando a entender o desempenho e o quanto estão familiarizados com a função.

5. Junte mentores e mentorados que combinem

Para cada mentorado, existe um tipo ideal de mentor. Alguns funcionam melhor com explicações teóricas e respondendo dúvidas, enquanto outros aprendem mais rápido com exemplos práticos.

Você pode fazer um questionário rápido perguntando como cada pessoa aprende melhor e qual é o método de ensino preferido de cada mentor. A partir disso, você pode definir as melhores combinações.

Com essas práticas, você pode montar um programa de mentoria muito mais efetivo. Não esqueça de continuar usando feedbacks e avaliações de desempenho para aprimorar suas metodologias e aumentar seu potencial.

Tem mais alguma dúvida sobre como montar o seu programa de mentoria? Deixe um comentário com sua pergunta e logo responderemos.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This