Nosso mercado de trabalho passa por uma fase de transformações. O modelo de trabalho convencional tem cedido espaço para a atuação de profissionais liberais e a criação de pequenas empresas. O crescimento empresarial, nesse caso, passa a ser um sonho de muitos trabalhadores.
Entretanto, é preciso ter em mente as condições gerais do mercado em que se atua e a real viabilidade desse crescimento. Alguns indicativos e os próprios resultados da mudança em alguns processos vão indicar se esse é o momento.
Se concluir que sim, a implantação de alguns programas pode ajudá-lo a atingir seus objetivos. Para isso, listamos algumas das principais vantagens dessas mudanças. Confira!
A importância de delegar funções
Especialmente se você é responsável pelo seu próprio negócio, é normal que tenda a acumular responsabilidades. Entretanto, se sente que já não consegue mais “dar conta” de toda a demanda, talvez seja a hora de começar a delegar funções.
Isso é um ótimo sinal e indica que sua empresa já está crescendo. Caso você não conte ainda com profissionais para ajudá-lo, será necessário contratar. E, dessa forma, as atividades mais funcionais podem ser desempenhadas por outra pessoa e você fica com a parte intelectual.
Necessidade de ter um planejamento estratégico
Por mais que trabalhar por conta própria sempre tenha sido seu sonho e você esteja feliz de vê-lo realizado, é preciso ter muito cuidado. Lembre-se de que, a partir do momento que você passou a “ser seu próprio patrão”, isso indica que tornou-se empresa.
Não se engane: uma empresa pequena também precisa de planejamento estratégico. À medida que ela for se ampliando, você vai começar a se sentir perdido, se não planejar.
Você precisa entender o mercado em que atua, tomar ciência dos concorrentes e criar uma cultura corporativa. Não importa se tem um único funcionário ou se já conta com uma equipe: você precisa alinhar com seus colaboradores a missão, visão e valores da instituição.
Com base em dados de mercado e uma equipe atuando em sintonia, fica fácil planejar ações e decisões com consciência. É isso que levará sua empresa a alçar voos a cada dia mais altos.
Expansão empresarial
A expansão empresarial está ligada também a alguns procedimentos do dia a dia. Se você já chegou ao patamar de contratar um profissional, será necessário contar com uma estrutura empresarial.
Espaço físico, equipamentos, dinheiro em caixa, manutenção e qualidade no ambiente farão parte da sua vida, independentemente do nível de crescimento em que sua empresa se encontra.
Instituição de lideranças
À medida que sua equipe cresce, você vai precisar de líderes, que vão ajudá-lo até mesmo na tomada de decisões. Entretanto, será necessário um alinhamento desses líderes com as expectativas e conduta da empresa.
Uma boa gestão de pessoas consiste em fazer contratações com base em perfis específicos, oferecer treinamentos e criar um ambiente de trabalho agradável e harmonioso.
Isso garante a contratação de líderes e outros colaboradores que tenham linhas de pensamento parecidas e, quando todos trabalham em prol de um único objetivo, as coisas passam a fluir.
Entendeu como o crescimento empresarial pode acontecer para você? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.