Para crescer a longo prazo, é preciso reduzir custos e buscar ter a estrutura mais enxuta possível. No entanto, muitos empresários cometem erros capitais na hora de cortar despesas, comprometendo o desempenho do negócio e, até mesmo, a imagem da empresa perante os clientes.
Nesse sentido, cortar serviços de atendimento ao consumidor, alterar o mix de benefícios oferecidos aos funcionários, eliminar investimentos em comunicação e marketing e achar que a demissão de funcionários é a única saída são alguns dos erros mais recorrentes.
Pensando nisso, no post de hoje, mostramos quais são e como solucionar os quatro principais erros de redução de custos que impedem sua empresa de crescer. Continue a leitura!
Cortar serviços de atendimento ao cliente
Por mais que a redução de custos seja inevitável, mexer nos serviços de atendimento ao cliente nunca é a melhor opção. Ao cortar despesas em áreas que afetam diretamente a relação entre sua empresa e o consumidor, você pode prejudicar a imagem que o público tem da marca e, ainda, reduzir drasticamente a qualidade dos seus serviços. É o famoso barato que sai (muito) caro!
Reduzir ou acabar com benefícios para os funcionários
Assim como não vale a pena cortar custos em áreas que afetam a relação com o cliente, não é interessante reduzir os benefícios que sua empresa oferece para os funcionários. Isso afeta diretamente o clima organizacional.
Portanto, tenha em mente que os colaboradores são a alma de qualquer empresa e aqueles que colocam a engrenagem corporativa para funcionar. Caso sintam que a empresa não está valorizando seu esforço e dedicação, certamente o produto e/ou serviço oferecido pela equipe serão afetados.
Não investir em comunicação e marketing
Quando as saídas começam a superar as entradas em caixa e os custos têm que ser reduzidos, muitos empresários optam por não mexer na atividade-fim da empresa. Assim, uma das saídas encontradas é o corte de despesas nas áreas de comunicação e marketing.
Em um primeiro momento, essa até parece uma boa ideia, mas a realidade é outra. Você pode ter o melhor produto possível, mas potenciais clientes não saberão disso se não houver comunicação e divulgação. Portanto, busque alternativas e ferramentas mais em conta, mas não deixe de continuar investindo em marketing para não correr o risco de perder espaço para a concorrência.
Achar que a demissão em massa é a única saída
Redução de custos e demissões nem sempre têm que andar juntos. Diminuir o quadro de funcionários realmente é uma medida necessária em certos cenários e em momentos de crise, mas é fundamental planejar essa alteração da melhor forma possível, para que a redução não impacte os produtos e serviços oferecidos aos seus clientes. Do ponto de vista financeiro, também é importante considerar que toda demissão tem um custo — verifique se sua empresa tem caixa suficiente para arcar com eles.
A redução de custos é importante para manter sua empresa operando e crescendo. Apesar de ser uma medida essencial, é fundamental economizar onde for possível, evitar desperdícios e não cometer erros para não prejudicar a imagem do negócio no mercado e perder clientes.
Ainda tem alguma dúvida sobre os erros na redução de custos que impedem sua empresa de crescer? Outras sugestões ou experiências sobre o assunto? Conte pra gente nos comentários!