Alguns fatores podem fazer do seu negócio um sucesso. A localização do seu ponto é um deles. Ainda que tenha os melhores produtos e ótimo atendimento, se abrir o seu estabelecimento em local com baixa movimentação ou que traga aspectos negativos para o seu negócio, haverá dificuldades para se posicionar bem no mercado.
Por exemplo, se o local de seu negócio for um centro de compras, como um shopping, observe bem as ruas e movimentações e prefira as marcas mais conhecidas para serem suas vizinhas. Se for uma loja individual e posicionada na rua, nem sempre grandes avenidas são o melhor ponto. Pense na comodidade dos clientes, avalie possibilidades de estacionamento no entorno e circulação de pessoas.
Você tem dúvidas sobre onde abrir sua empresa? Para ter sucesso na escolha do lugar certo para o negócio, veja algumas dicas importantes!
Não seja impulsivo
São muitos aspectos a serem comparados e analisados com cuidado. Nem sempre o lugar certo para o negócio aparece à primeira vista. Visite, explore, reflita sobre o tema, volte mais vezes à localidade.
A impulsividade pode “cegar” o seu olhar para aspectos importantes do local.
Entenda o perfil de seus consumidores
O melhor lugar vai depender do ramo do seu negócio, então é preciso entender o perfil de quem compra com você. Saiba quem é seu público-alvo e o volume de clientes necessário para se manter. Também pesquise dados do mercado: quem são as pessoas que frequentam aquela região? Qual a faixa etária? Qual a sua renda?
Com os resultados em mãos, observe se os dados são compatíveis com o que você pretende oferecer. O melhor lugar, provavelmente, será aquele onde se encontra a maior quantidade de pessoas compatíveis para consumir seus produtos e serviços.
Não basta ter quantidade, mas qualidade de clientes.
Observe ações da concorrência
É preciso ponderar se a concorrência é realmente ruim para sua área de atuação. Na maioria dos casos é. Mas, pode ser válido estar perto de serviços e comércios que complementem o que você oferece.
É uma alternativa interessante abrir um estabelecimento próximo à concorrência com a ideia de oferecer ao cliente mais uma boa opção. Outra abordagem é escolher um local que tenha a necessidade do produto ou serviço que você está vendendo.
Atente-se para sua visibilidade
Alguns fatores podem dificultar a visibilidade da sua fachada como redes elétricas, imóveis, árvores, entre outros. Nem sempre estar na esquina mais visível será o melhor para você. Mas, é importante tornar o caminho mais fácil para o cliente encontrá-lo.
Coloque-se no lugar do consumidor
Visite o ponto que pretende escolher em variados momentos do dia. É bem importante saber como é o movimento em todos os horários.
Tente mais de uma opção de caminho para chegar ao local e faça o trajeto por mais de um meio de transporte: a pé, de carro ou de ônibus. Entenda e analise se os clientes terão fácil passagem naquele local e em quais momentos do dia o fluxo é maior.
Dê preferência à acessibilidade
Utilizando vários meios de transporte, você poderá saber como a maioria das pessoas chega até o local.
Se identificar maior fluxo de automóveis, veja se há possibilidades de estacionamento mais próximas. Se for a pé, cheque condições para pedestres, como faixas, semáforos e sinalização.
Busque uma boa negociação
Um bom lugar pode levar tempo em negociação. O lugar pode ser incrível pelos fatores citados acima, mas o preço pode não ser adequado à sua realidade, ou o momento não é favorável para compra ou aluguel.
Também nem sempre o local mais barato será o melhor para o seu bolso. Negocie conforme seus interesses, assim evitará investir em algo que trará prejuízo.
Tenha paciência
O local ideal pode não ser encontrado com muita facilidade, então, tenha paciência. Analise cada quesito, liste os prós e contras. Esteja atento às solicitações ou verificações de licença de funcionamento (como da Vigilância Sanitária e da Vistoria do Corpo de Bombeiros). Em caso de aluguel, cheque a documentação do imóvel. Não se precipite.
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