Work life balance: como equilibrar a vida pessoal e a profissional?

Work life balance: como equilibrar a vida pessoal e a profissional?
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Especialmente para profissionais autônomos, é muito fácil perder-se em meio a uma rotina de trabalho exaustiva e esquecer-se de cuidar da vida pessoal. 

No entanto, o trabalho excessivo pode prejudicar a qualidade de vida e a saúde física e mental. Por isso, é importante buscar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que é conhecido como work life balance.

Neste post, vamos entender melhor os benefícios dessa prática e as principais dicas para executá-la. Confira!

Por que o conceito de work life balance vem ganhando importância?

O conceito de work life balance consiste em encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, de modo que o empreendedor possa dedicar tempo e energia para a família, amigos, lazer e hobbies, sem negligenciar suas atividades profissionais.

Trata-se de uma questão fundamental para a saúde física e mental, que pode ser impactada negativamente por uma rotina desequilibrada.

A busca pelo work life balance não significa que o empreendedor deva renunciar à sua carreira ou comprometer seu desempenho profissional. Pelo contrário, um empreendedor equilibrado tende a ser mais produtivo, criativo e motivado, pois consegue manter um ritmo saudável de trabalho, sem sacrificar sua vida pessoal.

Vale ressaltar que o work life balance não é uma meta a ser alcançada, mas um processo contínuo de busca pelo equilíbrio. Além disso, é importante lembrar que cada empreendedor tem necessidades e objetivos diferentes, sendo preciso encontrar um equilíbrio adequado às circunstâncias individuais.

Dados recentes

Esse tipo de assunto torna-se ainda mais relevante quando analisamos alguns dados recentes sobre o assunto.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento realizado pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a Anamt, cerca de 30% dos trabalhadores no Brasil sofrem com burnout, a síndrome do esgotamento profissional. Isso coloca o país como o segundo colocado de mais casos no mundo todo, despertando a preocupação de colaboradores e de lideranças em diferentes tipos de empresas.

Todas as pessoas estão propensas a ter esse tipo de problema, considerado pela OMS como doença desde 2022. Porém, algumas profissões são mais frequentes, como no caso de policiais, médicos, professores e enfermeiros.

Com isso, torna-se fundamental colocar o estilo de vida work life balance em prática e mudar algumas rotinas em seu dia a dia.

Como colocar o work life balance em prática?

Para alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é necessário adotar algumas práticas que podem ser facilmente incorporadas ao dia a dia do empreendedor. Confira, a seguir, algumas dicas.

Organize sua rotina de trabalho

Estabeleça horários para iniciar e encerrar o expediente, metas diárias e semanais, priorizando as tarefas mais importantes. Além disso, procure delegar tarefas para outras pessoas da equipe, caso seja possível, para que você possa concentrar-se nas atividades mais relevantes.

Estabeleça pausas durante o dia

É essencial fazer pausas regulares durante o expediente para descansar, esticar as pernas, tomar água e comer alguma coisa. Além disso, é recomendável sair do ambiente de trabalho durante o horário de almoço para respirar ar fresco e descontrair.

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Defina limites para o trabalho

É primordial estabelecer limites claros entre vida pessoal e profissional. Isso significa evitar levar trabalho para casa, responder e-mails ou mensagens de trabalho somente no horário de expediente e estabelecer dias e horários de folga para se dedicar à família e aos amigos.

Determine objetivos

É indicado que você tenha objetivos bem-definidos quanto à sua vida profissional. Exemplo: suponhamos que você esteja como autônomo, com 5 clientes em sua carteira. O objetivo é alcançar o volume de 8 clientes. Mas, antes de fazer essa definição, avalie se você realmente consegue atender todos com qualidade e o quanto de tempo precisará ser destinado para essa finalidade.

Tenha horários bem-estabelecidos

Quando se trabalha em uma rotina empresarial, é comum haver horários preestabelecidos de entrada e saída. Caso esse período precise ser ultrapassado, vai haver o pagamento de horas extras ou abater essas horas em dias específicos.

No entanto, caso seja autônomo, não deixe de estabelecer esses horários para que você se acostume com a rotina: com um período inicial de trabalho, para o horário do almoço e para encerrar o expediente.

Desconecte-se

Principalmente aos finais de semana, esqueça as telas por determinados períodos. Faça atividades que mais lhe dão prazer, sem, necessariamente, precisar mexer no celular, tablet ou computador. Que tal uma corrida pelo parque, um piquenique com amigos e familiares, ir a bares e restaurantes, enfim…

Até mesmo durante a semana, é legal ter um momento em que você não mexa mais nesses aparelhos, principalmente durante a noite (não se esqueça: esses brilhos podem afetar diretamente a qualidade de seu sono).

Cuide da sua saúde

Tenha uma rotina de exames regulares para verificar se está tudo bem ou se vai necessitar de qualquer tipo de medicamento ou de mudanças de hábitos. Pode ter certeza de que esse tipo de mudança vai impactar na sua rotina e garantir mais produtividade.

Procure apoio

Como vimos ao longo do material, o burnout tem impactado pessoas de diferentes idades e em diferentes momentos, uma vez que se trata de esgotamento mental relacionado ao trabalho.

Se você identificar que está com níveis de ansiedade acima do normal, não se alimenta direito, nem come bem durante as refeições, além de se sentir mal no espaço do trabalho, busque apoio profissional.

Um psicólogo e, em alguns casos, um psiquiatra vão conseguir auxiliar todo o seu processo e garantir que esse problema seja sanado. Não deixe de reavaliar toda a sua rotina para também implementar mudanças que farão sentido para a sua vida e que impactarão o seu bem-estar.

Como um coworking pode ajudar nesse equilíbrio?

Um coworking pode ser uma solução interessante para empreendedores que buscam melhorar seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Com a flexibilidade, o ambiente inspirador e o networking que os coworkings oferecem, os empreendedores podem aumentar a produtividade, reduzir o estresse e melhorar sua qualidade de vida.

Um coworking pode ajudar o empreendedor com o work life balance de diversas maneiras:

  • ambiente profissional — o que ajuda a separar melhor as tarefas pessoais e profissionais, evitando que se misturem e prejudiquem a qualidade de vida;
  • flexibilidade — permitindo que o empreendedor ajuste seu horário de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais;
  • redução do isolamento — pois o empreendedor pode fazer networking com outras pessoas, o que pode ajudar a reduzir o isolamento, aumentar a motivação e a produtividade;
  • ambiente inspirador — um coworking geralmente oferece um ambiente agradável e inspirador, com decoração moderna, iluminação adequada e um clima propício ao trabalho;
  • compartilhamento de responsabilidades — o empreendedor pode compartilhar responsabilidades e tarefas com outros profissionais, ajudando a reduzir a carga de trabalho e evitando que se sinta sobrecarregado.

Em resumo, o trabalho excessivo pode prejudicar a qualidade de vida e a saúde física e mental do empreendedor. Para evitar esses problemas, é necessário buscar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que é conhecido como work life balance, que não significa abdicar da carreira, mas, sim, encontrar um equilíbrio saudável, que traga benefícios para todas as áreas da vida.

Ter um espaço exclusivo para o trabalho, deixando a sua casa apenas para o descanso, também será pertinente para que você tenha um melhor equilíbrio. Conheça a Synergico e saiba como podemos ajudar!

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