5 cuidados que devem ser tomados ao abrir um negócio

5 cuidados que devem ser tomados ao abrir um negócio
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Abrir o próprio negócio está entre um dos sonhos das pessoas que buscam independência profissional e financeira. No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de abrir um negócio, pois existem diversas leis e regras que devem ser obedecidas. Além disso, outros pontos precisam de muita atenção para que o seu negócio não passe por turbulências logo no começo e você tenha que dar a baixa no empreendimento.

Confira agora 5 cuidados que devem ser tomados ao abrir um negócio!

1. Obtenha um alvará de funcionamento junto à prefeitura do seu município

O alvará se trata de uma licença concedida pelas prefeituras para permitir que sua empresa – comércio, indústria, prestadora de serviços, sociedade, instituição ou associação de qualquer natureza, que possuam vínculos a pessoas físicas ou jurídicas — possa funcionar normalmente e dentro da lei.

Uma empresa que não tem o alvará de funcionamento pode ser autuada ou notificada por infração administrativa, ser multada e até mesmo fechada até a obtenção do alvará.

Por isso, se você estiver planejando abrir um negócio ou já estiver abrindo, vá até a prefeitura de seu município para se informar sobre o alvará de funcionamento e os documentos necessários para obtê-lo.

2. Consiga a aprovação do ambiente junto à vigilância sanitária e ao corpo de bombeiros

Mais um requisito necessário para que o seu negócio possa funcionar normalmente é conseguir que o ambiente de trabalho seja aprovado pela vigilância sanitária e pelo corpo de bombeiros. É fundamental que o local obedeça a normas rígidas de limpeza, higiene e segurança. Fique atento!

coworking em BH

3. Encontre um contador de confiança para abrir o negócio

Uma empresa, mesmo que de pequeno porte, precisa contar com um contador de confiança para emitir as folhas de pagamento, ajudar no cálculo dos encargos tributários e manter o negócio dentro das leis do fisco. Isso é importante para não cair na malha fina e acabar sofrendo com multas. Procure por contadores com experiência e boas referências.

4. Procure um advogado para registrar a sua marca

O registro de marcas é feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Reúna-se com o seu advogado — que, assim como o contador, é essencial para o seu negócio — para discutir sobre o assunto e sobre como fazer esse registro.

5. Faça um plano de negócios

Antes mesmo de abrir um empreendimento, é imprescindível que seja feito um plano de negócios. É nele que constará qual é o ramo de atuação da sua empresa, o setor, o que será feito e como será feito

Além disso, é nele que você define qual será o seu público-alvo e conta com todo o planejamento financeiro para a abertura da empresa, bem como o cálculo do capital de giro e para a fabricação dos produtos ou execução dos serviços. O plano de negócios serve ainda para determinar a sociedade — caso haja mais de um dono da empresa e sócios.

O plano de negócios é fundamental para você apresentar a bancos caso precise de um financiamento, para apresentar a investidores, fechar boas parcerias e, enfim, fazer sua empresa decolar.

Então, que tal começar a tomar as medidas necessárias para abrir um negócio? Deixe seu comentário se tiver alguma dúvida e compartilhe suas experiências com a gente!

 
escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This