5 dicas para gerenciar uma equipe terceirizada

5 dicas para gerenciar uma equipe terceirizada
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Realizar a terceirização de serviços é um caminho estratégico que vem sendo muito adotado pelas empresas. Além de agilizar serviços essenciais, a terceirização permite que os colaboradores possam direcionar seu trabalho para o core business da organização, potencializando resultados. Mas você sabe qual é a melhor maneira de se gerenciar uma equipe terceirizada?

Embora seja uma estratégia muito eficaz, trazer funcionários de outra empresa para dentro da organização exige cuidados e atenção especial dos gestores e donos de empresas. Para que os resultados do trabalho apareçam, é preciso cuidar para que estes funcionários estejam sempre motivados e em sintonia com os colaboradores efetivados.

Continue a leitura do post e confira 5 dicas para gerenciar uma equipe terceirizada!

1. Escolha um bom prestador de serviços

O primeiro passo para se fazer uma terceirização eficaz é escolher muito bem o prestador de serviços. Verifique o histórico da empresa, a situação financeira e, principalmente, a forma como é realizada a gestão de pessoas.

Se você contratar uma prestadora com histórico de problemas e atrasos de salário, por exemplo, corre o risco de não conseguir manter os terceirizados motivados na medida necessária.

2. Opte por uma equipe sintonizada aos valores da sua empresa

Depois de fechar o contrato, você deve priorizar a seleção dos colaboradores que comporão a equipe terceirizada. Lembre-se de que eles passarão a trabalhar com os funcionários da sua empresa, e por isso é fundamental que tenham um perfil aderente aos valores da organização. Caso contrário, você corre o risco de ver surgirem conflitos desnecessários.

coworking em BH

3. Faça um treinamento completo

Mesmo que a equipe demonstre aderência aos valores da empresa, é preciso providenciar um treinamento completo. O curso deverá trazer não só questões técnicas e de sistemas, mas também precisa ter um capítulo dedicado à filosofia organizacional.

Este treinamento deverá ser elaborado pela área de Recursos Humanos da sua empresa, que montará o curso de acordo com a necessidade identificada.

4. Busque integração entre os times

Como já foi dito, a equipe terceirizada dividirá o mesmo ambiente de trabalho que os colaboradores da organização, portanto, é preciso que todos estejam integrados e bem entrosados.

É preciso fazer uma reunião com as equipes que terão relacionamento direto com os terceirizados e prepará-los para a chegada dos novos colegas. Um problema recorrente na gestão de equipes terceirizadas é a discriminação que ocorre entre os funcionários efetivados e os prestadores de serviços.

5. Defina objetivos e metas para gerenciar uma equipe terceirizada

Para que os terceirizados estejam sempre motivados, é preciso que você estabeleça objetivos e metas para que eles cumpram o contrato, independentemente do ramo de atuação dos integrantes da equipe.

Trabalhar com metas e objetivos é a melhor forma de direcionar e potencializar o trabalho de uma equipe, mesmo que ela seja terceirizada. Dessa forma, os terceirizados ganham fôlego para exercer o trabalho na sua empresa e têm uma consciência maior do seu papel na organização.

Se você quiser saber mais sobre esse e outros temas corporativos, não deixe de acompanhar nossos perfis no Facebook e LinkedIn!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This