Gestão de custos e otimização de operações na comunicação interna

Gestão de custos e otimização de operações na comunicação interna
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Investimentos em comunicação interna são fundamentais para empresas de todos os portes e segmentos, afinal, funcionários treinados e informados engajam-se muito mais e empregados motivados significam clientes bem atendidos. Para as chamadas PMEs, pequenas e médias empresas, as despesas com comunicação interna, muitas vezes, são enxergadas como gastos e não como investimentos, por isso é preciso que seja feito um planejamento para que a gestão de custos seja realizada de modo a otimizar as operações e permitir que excelentes resultados sejam alcançados.

Em empresas de menor porte, a relevância do investimento para uma comunicação interna é ainda maior, além de ser um diferencial competitivo perante os concorrentes. Agrega valor e permite que a companhia se destaque ainda mais, o que é de extrema importância, pois os clientes atuais são cada vez mais informados e exigentes e consomem tanto de multinacionais quanto de microempresas.  

A comunicação entre empregados ocorre, quer exista uma política para isso ou não. As conversas de corredores e comunicados de áreas já são comunicação interna, porém, estruturar essas e outras atividades a fim de evitar rumores e estimular o envolvimento pode otimizar investimentos.

Confira a importância da comunicação interna estruturada e os benefícios da gestão de custos:

A comunicação é mais do que uma área

Incorporar a comunicação interna à cultura da empresa, tornando-a um sistema em que cada integrante é participante ativo, faz com que a comunicação seja vista como estratégica e não apenas operacional. É importante que haja uma pessoa ou equipe responsável pelas ações e canais oficiais de comunicação interna e que a diretoria realize a comunicação dirigida a todos os funcionários, porém o principal é que cada colaborador perceba a sua importância e o seu papel para que a comunicação seja efetiva.

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O funcionário é o primeiro público

Quando se consegue transformar empregados em fãs e porta-vozes, além de terem uma boa imagem da empresa, eles se tornam embaixadores da marca, disseminam entre seus amigos, familiares e entre os clientes quais são os valores da empresa e vestem a camisa para o alcance das metas. Além de aliados, a empresa passa a ter multiplicadores que vão fazer a propaganda e divulgar por onde passarem.

A produtividade é ampliada

Funcionários informados e engajados são mais produtivos e, para isso, deve-se incluir nos custos de comunicação interna investimentos com treinamentos. Muitas dessas capacitações podem ser feitas por equipe própria da empresa, com baixo ou nenhum custo sobre processos e ações na qual a companhia possui especialistas. Outros podem (e devem) ser feitos por empresa especializada e terceirizada, que tenha os equipamentos e a infraestrutura própria, o que também otimiza e muito os gastos.  

O hábito de ouvir deve ser estimulado

Comunicação requer ser bom comunicador e bom ouvinte. Estimule que os gestores de sua empresa sejam mais do que chefes, mas líderes dispostos a dialogar; não é preciso que se tenha resposta para tudo, mas predisposição para falar e escutar.

Enfim, com planejamento é possível estruturar a comunicação interna, seja com um plano, política, equipe ou todas as alternativas, gerindo custos e otimizando as operações.

Você implantou ou planeja implantar a comunicação interna em sua empresa? Compartilhe nos comentários suas experiências e dicas.

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